No final do dia de ontem (13) quem jogou Fortnite se deparou com uma surpresa: um vídeo novo passando antes do jogador entrar no lobby de partidas. Diferente do costume, onde os vídeos tratam as novidades da próxima season, desta vez a Epic deu um recado direto para a Apple.
Isso ocorre pois a Epic se posicionou de maneira, digamos, afrontosa frente aos meios de pagamento, estimulando um método de pagamento que seria uma maneira direta de pagar, sem necessariamente passar por um intermédio, o que torna a compra mais barata. Você ainda poderia pagar passando por um intermediário, porém com um acréscimo.
Isso bastou para que a Apple tomasse a iniciativa de retirar o app de sua loja. Poucas horas depois, a Google Play fez o mesmo, o que torna atualmente o Nintendo Switch o único portátil a oferecer Fortnite em sua loja oficial.
Acontece que isso fez com que a bandeira levantada pela Epic Games fosse a de “acabar com o monopólio” e fazer com que “2020 não se pareça com 1984”. Todo o vídeo referencia a propaganda da Apple entitulada “1984” que foi ao ar no Super Bowl daquele ano.
Estimulando os gamers a subir a #FreeFortnite, a Epic alega que a Apple bloqueou a possibilidade de atualizar ou se conectar através do app do jogo na App Store e sugere que a empresa remova o jogo de sua loja. Já no caso do Android, apesar de não estar disponível de forma oficial, o sistema mais aberto permite com que o jogador baixe o jogo através de outros métodos.
A Epic iniciou sua tratativa levando o caso com a Apple para a justiça, mas agora parece ter incluído a Google nesse pacote.
O que você acha desta iniciativa da Epic em reduzir em 20% seus preços “atravessando” as plataformas nas quais está estabelecido? Vamos acompanhar os próximos capítulos para manter vocês informados!