O emulador Yuzu está há algum tempo por aí, sempre lançando novas versões para tornar o emulador cada vez mais otimizado, similar ao que ocorre com outro emulador famoso, o Dolphin.
Em uma de suas últimas versões, o Yuzu incluiu algo que não se espera de um método não oficial de se jogar: a funcionalidade online. Uma semana depois, porém, foi retirado do ar, sem nenhuma justificativa dos desenvolvedores.
O blog do emulador escreveu um texto no último dia 2, com mais detalhes sobre a remoção. Confira um trecho traduzido por nós da Casa do Cogumelo:
“Nós lamentamos informar que removemos a funcionalidade online indefinidamente e de maneira imediata do Yuzu. Pedimos desculpas à comunidade pela confusão e descontentamento, especialmente para os que estavam animados com a funcionalidade.
Recebemos feedbacks rápidos e valiosos de nossos fãs e membros das comunidades relacionadas à emulação de Switch. Na realidade, somos apenas um grupo de pessoas entusiastas espalhadas pelo mundo todo, que ficaram animados com algo a mais para oferecer. Por isso mesmo, entendemos 100% suas preocupações.
Como sempre, ainda iremos continuar trabalhando em recursos e outras melhorias para o Yuzu, para torná-lo o melhor emulador possível. Obrigado a todos que sempre nos apoiaram, nos deram feedbacks e sempre estiveram abertos para discussões construtivas. Assim como sempre, valorizamos as suas opiniões.”
Nenhuma razão foi propriamente dita no relato, apenas que eles escutaram o que a comunidade tinha a dizer sobre o assunto. Para acessar o online do Yuzu, era necessário apoiar o Patreon deles, o que pode ter gerado discussões sobre o tema “emular de forma gratuita”.
Você acha que existe outra razão mais aprofundada para o assunto? Comente com a gente!