A Virtuos é uma das empresas que está se especializando em ports para o Nintendo Switch, assim como a Panic Button. Já lançou adaptações como Dark Souls Remastered, XCOM 2 Collection e Bioshock: The Collection.
Em entrevista ao site Automaton Media, Andy Fong e Lukas Codr falaram um pouco sobre o trabalho de adaptação ao hardware e os desafios apresentados pelos modosTV e portátil:
“O clock da GPU é duas vezes maior no modo TV. Para compensar isso, a resolução no modo portátil é normalmente inferior. Por exemplo, se a resolução no modo TV é 1080p, o modo portátil é 66% do modo TV, então deveria ser 720p em modo portátil.”
“Nas nossas experiências até aqui, é fácil apontar onde o desempenho está indo bem ou mal no modo TV. Contudo, para ficarmos seguros, a equipe de QA está constantemente jogando o jogo em ambos os modos – coletando e comparando dados do desempenho em ambos. Generalizando, o desempenho do jogo no modo TV cai quando há várias partículas transparentes ou efeitos de pós-processamento pesados. Contudo, esse não é sempre o caso, então nós precisamos testar o jogo inteiro. Nosso objetivo é entregar visuais equivalentes em ambos os modos, tirando a resolução. Então, nós fazemos o nosso melhor para otimizar os dois modos tanto quanto possível.”
Lukas Codr também falou sobre a evolução das empresas no trabalho de ports e otimizações e sobre o posicionamento da Virtuos no mercado:
“A maioria das companhias no ramo de ports de games para o Nintendo Switch estão progressivamente melhorando suas técnicas. Primeiramente, os projetos normalmente envolvem otimizações simples e seguras. O motivo é que os desenvolvedores ainda estão no processo de pesquisa da nova plataforma e aprendendo seus pontos fortes e fracos. Nossos engenheiros e artistas continuam a subir de level com todas suas experiências trabalhando em múltiplos projetos. Nós aprendemos muitas habilidades e temos muito conhecimento acumulado, então eu diria que estamos muitos levels acima de times menos experientes.”
Tivemos vários ports impressionantes para o Switch nos últimos anos. O que será que podemos esperar em 2021? Qual port você está mais aguardando neste ano? Nos conte nos comentários!