Em anúncio feito no Medium, Ken Moss, o Diretor de Tecnologia da Electronic Arts, revelou que a empresa está desenvolvendo uma nova plataforma para desenvolvimento de jogos em nuvem denominada Project Atlas.
“Hoje, quero compartilhar uma visão privilegiada daquilo em que estamos trabalhando para reunir algumas das tecnologias mais transformadoras em uma plataforma integrada de desenvolvimento de jogos “engine + serviços”. Uma plataforma projetada a partir do núcleo para aproveitar o enorme poder da computação em nuvem e da inteligência artificial e colocá-la nas mãos de criadores de jogos em uma experiência única, poderosa e fácil de usar“, iniciou Moss.
Chamado de Project Atlas, o projeto conta com “mais de mil funcionários da EA trabalhando em construí-lo diariamente e com dezenas de estúdios ao redor do mundo contribuindo com suas inovações, direcionando prioridades e já usando muitos dos componentes“.
“Estamos desenvolvendo um software que utiliza a nuvem para processar remotamente e transmitir jogos multiplayer de sucesso em HD com a menor latência possível, e também trazer ainda mais possibilidades para dinâmica social e jogatina crossplatform”, escreve.
Moss também declara que a empresa investe “em jogos por nuvem para permitir personalização ainda maior, até criar um mundo cheio de conteúdo gerado por usuários — misturando as divisões entre domínios discretos de engines e serviços de games.”
O diretor de tecnologia finaliza explicando que alguns recursos do Project Atlas já estão disponíveis no mercado, mas que pretende uni-los em um único lugar. Ainda não se sabe quando o projeto poderá ser visto pelo público geral.