A Bethesda começou sua apresentação mostrando um pouco de sua equipe, de sua sede, e da maneira que o trabalho se desenvolve dentro da empresa e das equipes. Em seguida exibiu um pouco dos trailers dos seus principais jogos: Doom, The Elder Scrolls V: Skyrim, RAGE 2, Wolfenstein II: The New Colossus.
O primeiro a falar foi Pete Hines, vice-presidente global da Bethesda. Hines destacou que o tema deste ano da empresa é “criação”, e deu bastante crédito aos desenvolvedores da empresa – além de anunciar que a mesma foi considerada a publisher #1 do mundo.
Claro, ele não deixou de falar do vazamento do Walmart, dizendo que são mais conhecidos pelos preços baixos, do que por “manter segredos”.
Depois de soltar esta “alfinetada”, o vice-presidente saiu do palco e deu lugar ao músico Andrew W. K. cantar o tema de Rage 2. A platéia não pareceu muito empolgada – acredito que estiveram mais interessados em gameplays e datas do game.
Após o show, subiram ao palco Tim Willits, diretor da id Software, e Magnus Nedfors, diretor da Avalanche Studios. Ambos destacaram as influências que levaram à criação dos mundos de Rage 2. Magnus agradeceu a equipe da Avalanche, e como foi gratificante trabalhar com a equipe da Bethesda, além de citar que Rage 2 será de mundo aberto caótico e insano.
O game também ganhará uma edição de colecionador bem incomum com uma cabeça falante de Ruckus, O Triturador. RAGE 2 chega ao Playstation 4, Xbox One e PC em 2019.
Christian Van Hoose, gerente de comunidade da Bethesda, assumiu o palco para falar do card game The Elders Scrolls: Legends e anunciou seu lançamento para o Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One – atualmente, o game está gratuito para dispositivos Android e iOS.
Van Hoose também afirmou que todo seu progresso nos dispositivos mobile poderá ser transferido para os consoles. Um trailer exibido, que você confere abaixo, destaca pessoas jogando o game em diferentes plataformas.
Matt Firor, diretor de The Elders Scrolls: Online tomou as rédeas da conferência para apresentar novidades a respeito do game e falar sobre a DLC lançada semana passada: Summerset. O diretor revelou que 11 milhões de jogadores estão no universo online.
As hordas do inferno chegaram à Terra. A sequência do novo Doom foi anunciada e se chamará Doom Eternal. De acordo com o anúncio, o multiplayer do game será formada por times mais “insanos”. Pouco foi divulgado a respeito do título, que ficou sem um gameplay e data de lançamento.
Em seguida, surgiu o logo de Quake no telão e palco Joshua Boyle, gerente de comunidade de Quake Champions, subiu ao palco. Ele explica sobre o desenvolvimento da franquia, falando que ele sempre foi o shooter mais rápido e dinâmico de todos os tempos. Segundo ele, pretendem expandir o game no cenário de e-sports, com campeonatos cada vez mais frequentes, começando pela QuakeCom deste ano.
Nesta semana, Quake Champions estará aberto para todos os jogadores. É mostrado um trailer do game, com gameplayes frenéticas com diferentes personagens, no melhor estilo “quakeano”. Personagens clássicos de Quake III Arena retornam. O game estará disponível gratuitamente pelo período do dia 10 até o dia 17 deste mês – caso você efetue o download neste período, o game permanecerá gratuito em sua biblioteca da Steam para sempre.
Um vídeo com desenvolvedores começa para mostrar detalhes sobre o novo DLC de Prey. O novo DLC é ambientada na Lua, e o personagem principal contará com novas armas para este desafio. O DLC, intitulado Mooncrash, já se encontra disponível.
Wolfenstein também foi um dos destaques da conferência da Bethesda. Além de exibir satisfação em portar Wolfestein II: The New Colossus para o Nintendo Switch, a empresa anunciou Wolfestein Youngblood, o novo game da franquia. O jogo contará a história das filhas gêmeas do protagonista B. J. Blazkowicz através de um modo cooperativo, onde cada jogador controlará cada uma das irmãs. Um modo singleplayer também estará disponível. Seu lançamento está previsto para 2019.
Pete Hines volta ao palco para anunciar que as franquias Prey e Wolfenstein terão jogos exclusivos para o VR e convidou o público presente para testar os games durante a E3 2018. Ao final, Hines convidou Todd Howard, diretor de jogos da Bethesda, para mais apresentar mais novidades.
Howard veio com tudo e foi a “cereja do bolo” da apresentação: Nada mais, nada menos do que The Elder Scrolls: Skyrim para geladeiras e para a Alexa, a assistente virtual da Amazon. Calma, tudo isso não passou de uma piada encenada pelo ator Keegan Michael Key.
Em seguida, Todd começou a falar sobre Fallout 76 e partiu para exibir o primeiro gameplay do jogo. O game terá um inédito modo multiplayer online simultâneo, onde todos compartilharão o mesmo universo de mundo aberto. Entretanto, o modo singleplayer será mantido. O ambiente do game parece ser bem variado, com 6 regiões diferentes e várias criaturas diferentes. Os jogadores poderão formar times e explorar o vasto mapa enquanto tentam sobreviver, além de “caçar” outros times.
A melhor parte do multiplayer online ficou para o final, onde os jogadores juntos poderão, acreditem, ativar bombas atômicas para lançá-las em outras partes do universo do jogo.
Uma versão de colecionador foi divulgada, contendo um mapa do jogo que brilha no escuro e o capacete icônico da série. A data de lançamento do jogo será dia 14 de Novembro de 2018. Howard finalizou a participação da franquia ao anunciar que Fallout Shelter já está disponível gratuitamente para Playstation 4 e Nintendo Switch – uma versão para o XBox One ainda não foi anunciada.
The Elder Scrolls: Blades foi anunciado para dispositivos mobiles. Totalmente adaptado para os smartphones, contém comandos e mecânicas designadas para as telas touch. Mesmo para um título mobile, Blades apresenta belos gráficos e fluidez em sua jogabilidade. A tela se adapta tanto no modo vertical quanto na horizontal dos aparelhos.
O game ainda não possui data de lançamento, e a Bethesda planeja, posteriormente, lança-lo para consoles e PC – incluindo o modo VR. A pré-venda do game já se encontra disponível para dispositivos Android e iOS.
Os momentos finais da conferência reservaram forte emoção ao público. A Bethesda anunciou Starfield, sua nova franquia para a próxima geração de consoles que será ambientada no espaço. Ainda sem informações mais relevantes, o game promete levar jogadores aos mais insólitos ambientes espaciais.
Para dar fim à participação da empresa na E3 2018, o tão aguardado The Elder Scrolls VI foi anunciado. Um curto teaser exibido elevou ainda mais o ânimo do público. O próximo game da franquia ainda não possui data de lançamento.
Enfim, a conferência mostrou tudo que queríamos, tudo que esperávamos, e tudo o que sonhávamos. O que você achou da participação da empresa na E3 2018? Deixe seu comentário.