Em recente entrevista ao Polygon, Junichi Masuda, diretor da Game Freak, revelou que uma pane em um computador da empresa quase apagou Pokémon Red e Blue, primeiros títulos da franquia lançados para o Game Boy em 1996.
Masuda explica que, perto do quarto ano do desenvolvimento do game, um computador entrou em pane – o famoso “crash” – e a empresa não sabia como recuperar os arquivos perdidos. “Tinha todos os arquivos do jogo, todos os Pokémon, o personagem e tudo mais“, revelou o diretor.
Desesperado com a situação, Masuda começou a correr atrás de uma solução. “Perguntei para várias pessoas que não conhecia, li livros em inglês sobre computadores, porque não havia muita informação em japonês, tentando descobrir [uma solução]”, disse.
Após o susto, que foi descrito como “o momento mais estressante na fase de desenvolvimento” por Masuda, os arquivos foram recuperados e Pokémon enfim saiu para o Game Boy, atingindo enorme sucesso mundial.
O próximo game da franquia será Pokémon Let’s Go! Pikachu e Let’s Go! Eevee, que chega exclusivamente ao Nintendo Switch em 16 de novembro.