O vazamento de informações da Nintendo, que está sendo chamado de “Gigaleak”, tem revelado muitas curiosidades sobre várias de suas propriedades.
A última a aparecer é sobre Super Mario 64. O jogo de 1996 é tido por muitos como um dos mais influentes da história, estabelecendo padrões seguidos até hoje em jogos em ambientes 3D e, apesar disso, seu desenvolvimento não foi tão longo quanto se esperaria. Como destacado por @ecumber05, no Twitter, um documento descreve o período exato de desenvolvimento sobre o título de lançamento do Nintendo 64, totalizando 622 dias.
thanks to a file called "copyright" in the super mario 64 folder we now know exactly the days when sm64 development started and ended
the project began on september 7, 1994, and was finished on may 20, 1996 pic.twitter.com/3QL4GKrlE3— ecumber (@ecumber05) July 26, 2020
Em entrevista à Nintendo Power, no início de 1996, Shigeru Miyamoto disse que a ideia para um Mario 3D já havia surgido em sua mente durante o desenvolvimento de Star Fox, lançado em 1993, mesmo ano em que os trabalhos de design e conceitos se iniciaram para o jogo do encanador, que seria lançado em junho de 1996.
Ao todo, portanto, Super Mario 64 acumulou cerca de 3 anos de desenvolvimento, desde os primeiros conceitos preliminares ao lançamento.