O criador der Rayman, Michel Ancel, declarou recentemente estar de saída não apenas do cargo de liderança da Ubisoft mas como também da indústria de games como um todo.
A movimentação por si só já é bem polêmica, mas ela veio acompanhada de um artigo feito pelo jornal francês Libération, com algumas acusações contando sobre como foi tóxica sua liderança, principalmente durante a produção de Beyond Good and Evil 2.
O projeto está em desenvolvimento há mais ou menos 7 anos e as acusações apontam Ancel como principal responsável por isso, com “sua péssima gestão” e “alterando constantemente o que era o escopo do projeto”. Ainda de acordo com os relatos, isso colocava sua equipe em constante estresse e resultava na ausência deles.
Uma fonte falou um pouco mais a respeito:
“Michel precisa que as ideias sejam suas. Ele prefere improvisar algo próprio ao invés de escutar a equipe e o trabalho estruturado que foi feito a seu pedido.”
“Ele consegue te convencer de que você é um gênio e que sua ideia é ótima, para então desmontá-la nas reuniões, dizendo que você é um idiota e seu trabalho não vale de nada, e não conversa com você por um mês.”
Ancel usou o seu Instagram para contestar o que vêm sendo dito a seu respeito. Em suas palavras, traduzido por nós aqui da Casa do Cogumelo:
“Pegue algumas pessoas com raiva e inveja e deixe-as falarem por centenas. Publique as notícias tão rapidamente, para que elas se misturem com casos de abuso sexual por outros membros da Ubisoft. É sério isso? É isso que dá para esperar de um jornal nacional. Eu lutarei pela verdade pois acusações desse calibre são vergonhosas. Eu trabalhei duro em cada um dos meus projetos e sempre tive respeito pelos times [de desenvolvimento]. As acusações estão erradas.
Eu saí [da indústria] dos video games pois estava exausto, isso não é uma estratégia para fugir de alguma responsabilidade. Assim como muitos outros, eu participo das investigações independentes porque ainda acredito na verdade e na justiça.”.
O desentendimento entre Michel e o portal Libération renderam alguns outros posts de Ancel no Instagram, se defendendo e alegando estar atrás da verdade.