Em um evento que ocorreu ontem, em Taiwan, o desenvolvedor de Mega Man 11, Tsuchiya Kazuhiro, deu uma resposta interessante ao ser perguntado se havia planos de dar continuidade na franquia “X” de Mega Man.
Quando perguntado em uma conferência de imprensa sobre tal possibilidade de continuação, Kazuhiro esclareceu que não há uma em desenvolvimento, mas afirmou que uma sequência de Mega Man X dependerá da recepção de Mega Man 11.
“Nós não podemos dizer que não estamos fazendo nada, tudo depende da recepção do público com Mega Man 11“, respondeu Tsuchiya Kazuhiro.
Mega Man X é ambientado 100 anos após a série original Mega Man e se passa em algum ano de 21XX, século 22. A série Mega Man X conta o enredo de um arqueólogo humano chamado Dr. Cain, que, durante seus estudos, descobre ruínas de uma instalação robótica de pesquisa que algum dia no passado pertenceu ao lendário Dr. Thomas Light (O criador do Mega Man).
Entre as ruínas, Cain encontra uma grande cápsula que contém um robô altamente avançado, capacitado de inteligência e emoções ao nível humano, e até mesmo podendo tomar suas próprias decisões. O robô descoberto era Mega Man X.
Porém, todas essas habilidades poderiam ser perigosas para a humanidade, caso algum “X” rebelasse contra os seus criadores. Por conta disso, Dr. Light, antes de sua morte, tinha a intenção de inserir dentro de sua criação a sanidade e boa natureza, logo, o robô ficou inativo durante a execução de um programa de diagnóstico por 100 anos, com os fins de garantir esses recursos.
O arqueólogo Cain passa vários meses estudando o robô encontrado, que acabou sendo chamado de Mega Man X, ou apenas “X”. Com o tempo, foram criados uma nova legião de robôs-androides “pensantes” a partir de Mega Man X. Estes robôs foram batizados de “Reploids“.
Porém, com o livre arbítrio dado a um Reploid, veio a possibilidade de atividades criminosas; tais Reploids desonestos são foram nomeados como “Mavericks” pelos humanos. O governo cria uma força policial Reploid de elite (conhecido como “Maverick Hunters”), liderado pelo mais recente projeto do Dr. Cain: Sigma.
Ao decorrer do tempo, Sigma controlou bem a situação, porém mais tarde ele também rebelou-se e tornou um Maverick. Sigma, agora já rebelado, declara uma guerra contra os humanos, sendo o líder do exército inimigo. Mega Man X sente-se culpado por ter ajudado a projetar todos esses eventos catastróficos, então resolve juntar forças com o único outro Hunter restante não corrompido, Zero. A partir daí, ambos lutam com toda as suas forças para derrota Sigma e seu exercito do mal.