A Platinum Games foi formada em 2006 por alguns ex-funcionários da Capcom, Shinji Mikami (criador de Resident Evil), Atsushi Inaba (foi CEO da Capcom Clover Studio) e Hideki Kamiya (criador de Okami, Bayonetta e Devil May Cry).
Para o GameSpot, a desenvolvedora contou como consegue trabalhar em tantos exclusivos de alta qualidade com tão poucos funcionários.
Não não temos uma posição específica no sentido de exclusividades para consoles, mas temos jogos que nós realmente queremos fazer, e é muito difícil encontrar parceiros que estejam prontos a fazer grandes apostas em jogos maiores como esses. Uma das maneiras de você conseguir um parceiro que irá comprar a sua visão, é ir a lugares, especialmente aos fabricantes de hardware, e oferecer a eles um conteúdo que se destaque. Muitas vezes, eles verão um campeão em um produto como esse, e eu utilizei isso para alcançar nosso objetivo e fazer estes jogos. Nier já é um caso especial, onde foi a editora que decidiu sobre a exclusividade, mas isso fazia parte da sua decisão comercial e é algo totalmente normal. No caso onde nós criamos um jogo exclusivo para um console, nós entramos no projeto e não paramos até que ele tenha sido concluído.
O trabalho da Platinum é algo realmente incrível e admirável, e muito interessante descobrir que eles não trabalham nos exclusivos apenas pelo dinheiro investido nisso, mas também porque eles tem paixão por esses jogos.