Olá Gamers, vamos conversar?
Em meados dos anos 90, nós Gamers estávamos passando de uma geração de consoles para outra, mais especificamente da 4ª para a 5ª geração, muitas mudanças estavam por vir e uma nova aplicação de mídia estava acontecendo.
A 4ª geração ficou marcada pelos jogos em 16 Bits e a grande guerra entre Sega e Nintendo, com seus consoles Mega Drive (ou Sega Gênesis) e Super Nintendo (ou Super Famicom), ambos utilizando games em cartuchos. Porém, com o avanço tecnológico e o previsto final da vida destes clássicos consoles, houve uma nova aplicação neste universo.
A Nintendo fez o processador Super FX para acelerar gráficos 3D formando polígonos 3D neste estilo de jogos, mas não só para isso, este processador também foi utilizado para ampliar os recursos gráficos em duas dimensões do SNES em jogos como Super Mario World 2: Yoshi’s Island em que ele é responsável por redimensionar as imagens e aplicar efeitos de ilusão de profundidade.
Já a Sega tentou implantar seu primeiro console doméstico baseado em CD-ROM com o Sega CD, um complemento do Mega Drive. Infelizmente, o preço alto dificultou o crescimento do curioso acessório tornando-o assim, um item colecionável e raro em até certo ponto.
CD-Rom
Disco Compacto Somente para Leitura, este é o “nome científico” para o amado CD-Rom, ele é composto por um tipo de plástico, com aplicação de uma película metalizada em alumínio, a qual grava os dados. Uma outra camada é impressa com os dados do fabricante e informações sobre o disco. Seu funcionamento está centrado basicamente na liga metálica, a qual recebe a ação da leitura do laser, dentro das denominadas depressões, que correspondem aos bits codificados em dados específicos para o leitor de CD.
Para a leitura de tal “artefato”, é necessário um leitor de CD, cuja função é converter as variadas intensidades de luz em íons elétricos, os quais se amplificam. A capacidade de armazenamento mais encontrada é de 700 MB, porém existem outros tipos de CD’s com 550MB, 650MB, 800MB, 900MB e até 2GB de memória.
Entre tantas aplicações de um CD, a que mais nos importa são os videogames e o primeiro a ter um leitor do novíssimo item do universo game foi o Turbo Graficx-16 ou PC -Engine, lançado em 1987 através da união da NEC e Hudson Soft e ter um leitor de CD, mesmo que vendido separadamente foi o maior trunfo deste console não tão bem vendido assim em terras ocidentais.
Maiores Destaques
Sem qualquer dúvida, o console mais bem sucedido da 5ª geração foi o PlayStation 1, lançado pela Sony em 03 de Dezembro de 1994 no Japão, até 2006, ano da finalização de sua fabricação, havia vendido 100 milhões de unidades, sendo que todos seus jogos utilizavam CD-Rom como mídia, sendo assim, vamos citar alguns bons destaques em rápidas pinceladas:
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Grand Turismo
Lançado em 1997, este foi o jogo mais vendido do PS1, vendendo mais de 10 milhões de cópias. O jogo foi um grande sucesso por simular como dirigir um carro, no jogo você tinha até que tirar sua carteira de motorista,o jogo recebeu muito destaque por sua grande quantidade de carros e belos gráficos.
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Metal Gear Solid
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Crash Bandicoot
Lançado em 1996 dando início a uma grande franquia de jogos, trazia níveis diversificados e dinâmicos, e muitos desafios, assim vendendo 6.8 milhões de cópias.
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Final Fantasy VII
Final Fantasy VII foi o jogo de mais sucesso entre os outros de sua franquia lançados para o PS1,o jogo tinha gráficos tridimensionais,que eram uma grande novidade para a época, ele recebeu uma nota de 92/100 e foi um dos motivos para o grande sucesso do PS1, vendendo 9.8 milhões de cópias.
O quão os CD-Rom’s mascaram suas jogatinas? O fato é, mesmo com suas limitações nós ainda sentimos saudades da época em que era só colocar o CD no console e jogar, sem gigas e mais gigas de download.