Olá Gamers, vamos conversar?
Todo ano novas modas ou tendencias são aplicadas no mercado dos games, e em 2018 isso não foi diferente. O gênero Battle Royale entrou de vez no mercado gamer, criou fãs, fez um “tremendo barulho” e se estruturou de maneira grandiosa, gerando um novo padrão de games.
Do que se trata?
A partir do mod chamado Battle Royale, para ARMA 2 e Day Z, que foi definido um novo gênero de jogos denominado Battle Royale. Este mod foi desenvolvido por Brendan Greene, mais conhecido pelo seu nick PlayerUnknown.
De maneira sucinta, este gênero se trata de um estilo de jogo onde um bom número de jogadores esta em um cenário grande, normalmente uma ilha com diferentes ambientações, muitos lugares para se esconder e explorar.
Cada jogador, inicia a partida praticamente sem recursos, assim, ele deverá procurar seus equipamentos (armas, coletes, bombas…), “matar” seus adversários e buscar ser o último sobrevivente entre todos os jogadores da partida, assim, ele será o vencedor. Vale lembrar, que com o passar do tempo, o cenário em questão vai sendo reduzido, forçando os competidores a estarem mais próximos e tendo um combate mais dinâmico.
Origem do Termo
O termo Battle Royale surgiu em 1999 em um livro japonês, que se tornaria um filme com este nome. Neste romance, alguns estudantes são levados para uma ilha, la eles recebem suprimentos e recursos mínimos para sua sobrevivência. Em seu confinamento, os estudantes são “convidados” a participar de uma jogo cruel em que eles deveriam montar estratégias para matar uns aos outros e assim, o sobrevivente seria o grande vencedor.
Primeiros sucessos
- PUBG
Players Unknown’s Battleground (PUBG) não foi o primeiro do estilo a ser lançado, mas sim, o primeiro a se destacar no gênero. Lançado pela PUBG Corporation para a Steam, para uso em dispositivos Windows, com acesso antecipado em Março de 2017, o game vendeu mais de 25 milhões de cópias até o final de 2017, tornando-se, a maior referência para o gênero.
- Free Fire
Produzido pela Garena e lançado em 04 de Dezembro de 2017, pode-se dizer que Free Fire é a versão mobile de PUBG. A empresa foi a primeira a aplicar o conceito Battle Royale em dispositivos moveis e com isso recebeu uma série de fãs. Aqui, aplicou-se exatamente a mesma temática, um estilo mais realista de jogo, lembrando muito PUBG e outros FPS da moda.
- Fortnite
Lançado pela Epic Games em 25 de Junho de 2017 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One, aquele que antes era um game de Tower Defense (e ainda é no modo pago) viria a ser um fantástico Battle Royale, com uma média de 3,5 milhões de jogadores diariamente.
Com um estilo cartunesco, um cenário bem colorido, jogabilidade divertida e atualizações constantes Fortnite conseguiu trazer o público jovem para este novo gênero, que no jogo em questão, parece mais um desenho animado muito bem desenvolvido utilizando todos os pontos de um definitivo Battle Royale.
Futuro
Como acontece em qualquer grande sucesso, o gênero tenderá a ficar saturado, vendo que praticamente todos os jogos de tiro tem saído com a opção de Battle Royale, Battle Field V e CS: Go são bons exemplos disso. Podemos esperar muitos jogos com essa mesma pegada, mas sempre baseados nos dois maiores jogos, PUBG e Fortnite, especialmente para dispositivos moveis.
Qual estilo de game irá surgir em 2019? Como será o mercado no ano que vem? só esperamos jogos bons para que possamos gastar nosso tempo em ótimas jogatinas.