O iminente lançamento de Horizon Chase Turbo para consoles e PC traz à tona uma premiada criação brasileira – da porto alegrense Aquiris Game Studio – de grande sucesso no mercado de games para smartphones, e que carrega em seu DNA a essência de obras antológicas dos games de corrida dos anos 80 e 90.
Sem negar suas notórias influências, Horizon Chase Turbo é um tributo aos clássicos icônicos do gênero, em especial, Out Run e Top Gear. Seja pela trilha sonora empolgante, pelos gráficos em 16 bits coloridos, ou pela jogabilidade característica, o game da Aquiris Game Studio proporciona uma grande nostalgia aos fãs dos jogos de corrida dos arcades do final do século XX, sem prejuízo do visual inovador.
Falaremos nos próximos parágrafos sobre os “ancestrais” de Horizon Chase Turbo, e as influências que culminaram no promissor indie nacional.
A criação do mestre Yu Suzuki – que também assina Shenmue e Yakuza – foi um marco para os jogos de arcade desde o seu lançamento, em 1986. O visual e a jogabilidade de Out Run proporcionavam uma experiência visual próxima ao 3D, sendo um grande avanço para a época. Outro pioneirismo desse game foi a possibilidade de seleção da trilha sonora que acompanharia cada corrida, com uma playlist divertida e empolgante.
A bordo de uma Ferrari Testarossa, a missão do jogador era completar as diversas pistas em uma corrida contra o tempo, em cenários muito bem trabalhados e trajetos desafiadores.
Assim como tantos outros jogos de corrida que sucederam Out Run, especialmente nos arcades, Horizon Chase herdou o zelo na concepção de cenários paisagísticos e a perspectiva do horizonte adiante do player, característica muito bem utilizada em ambos os jogos, observadas as limitações tecnológicas. Outra semelhança curiosa: assim como no protagonista de Out Run, uma Ferrari vermelha é a fonte de inspiração para o veículo de entrada na versão mobile de Horizon Chase.
Este não está entre os títulos mais conhecidos, mas as contribuições dos três jogos da série (Espirit Turbo Challenge, Turbo Challenge 2 e Lotus III: The Ultimate Challenge) ajudaram a definir as características dos jogos de corrida na década de 90. Sendo a Gremlin Graphics sua publisher – mesma empresa que desenvolveu o Top Gear – a série Lotus exerceu influência direta no game do Super NES. Dentre as mais relevantes, destacam-se:
- Aumento gradativo do nível de dificuldade;
- Password para acessar as pistas;
- Necessidade de estratégia para abastecimento durante a corrida;
- Trilha sonora – algumas das músicas de Top Gear são versões remix da série Lotus.
Para a maioria dos gamers que tiveram contato com o Horizon Chase, ele é uma espécie de “sucessor espiritual” de Top Gear, dada a expressiva influência do game do SNES no Indie brasileiro. O Super Nintendo recebeu Top Gear em 1992, desenvolvido pela Gremlin Graphics e distribuído pela Kemco.
No Brasil, Top Gear fez mais sucesso que em qualquer outro país, sendo celebrado até hoje como um dos grandes clássicos do gênero.
Seu legado para o Horizon Chase Turbo é bastante significativo e abrangente. Os belíssimos cenários presentes na ousada obra da Aquiris Game Studio, concebidos em 16 bits remodelados, são claras referências às pistas de Top Gear. A jogabilidade também se assemelha ao clássico do SNES, tanto pelo controle do veículo, passando pelas pistas sinuosas, a perda na aceleração nas colisões, até a customização das peças do veículo, a fim de melhorar o desempenho.
Uma das grandes virtudes de Horizon Chase é sua trilha sonora – que merece uma atenção especial pela sua relação com a história de seus influenciadores, bem como dos videogames em geral.
As músicas de Horizon Chase são composições de Barry Leitch. O premiado compositor escocês foi responsável pela trilha sonora de inúmeros jogos desde 1986, incluindo as trilhas de Lotus Turbo Challenge 2, Rush 2 e Top Gear. As melodias que impactaram toda uma geração de gamers ditam o ritmo nostálgico e alucinante de Horizon Chase Turbo.
A partir do dia 15 de maio, Horizon Chase Turbo estará disponível para PS4 e PC. A Aquiris Game Studio confirmou que haverá uma versão para o Nintendo Switch, ainda sem data de lançamento.