Os controles Joy-Con do Nintendo Switch vêm apresentando problemas desde o lançamento do console. Alguns usuários relatam problemas de drifting, que consiste em o analógico puxar (arrastar) para algum lado mesmo estando em repouso.
Na última semana, uma empresa de advocacia nos EUA resolveu abrir um processo legal contra a Nintendo. Ela convocou usuários que teriam esse problema para ganhar peso na ação contra a empresa.
Na segunda-feira, a Nintendo publicou uma nota sobre o assunto no site The Verge. Segundo a declaração, a companhia disse que se orgulha de criar produtos com qualidade e continua trabalhando para torná-los melhores. Ela disse que estão cientes da questão e encoraja as pessoas que estão tendo o problema a entrar em contato com o suporte oficial.
Com uma resposta dessa, era de se esperar a revolta entre os fãs. Contudo um boato se tornou público na data de ontem (23/07) em que um memorando interno da Nintendo garante o suporte gratuito para os Joy-Con:
“Os clientes não precisarão mais apresentar comprovante da compra para o reparo do Joy-Con. Além disso, não é necessário verificar se o produto está em garantia. Se for solicitado reembolso de algum reparo já realizado, confirmar atendimento e em seguida seguir com o reembolso.”
Acontece que infelizmente para o Brasil a realidade é outra. A Nintendo não vende oficialmente o Switch por aqui, o que faz com que a empresa não preste suporte ao console em nosso país.
E a notícia não é ruim só pra gente, de acordo com publicação do site Nintendo Soup, o suporte foi oferecido somente pela Nintendo of America. Uma pessoa relatou que contatou o suporte da Nintendo no Reino Unido e o retorno também foi negativo.
Então o que podemos fazer se tivermos um problema assim? Uma forma de resolver é logicamente enviar para uma assistência técnica. Em muitos casos a solução pode ser mais simples, utilize limpa contato ou álcool isopropílico direto no analógico para tentar uma limpeza na peça.