Andrew Collins, representante de relações públicas da Nintendo do Canadá, deu entrevista para Riley, da Okay Cool, no evento Fan Expo, que aconteceu entre 30 de Agosto à 02 de Setembro. O evento apresentou exclusividades da Nintendo, em especial sobre Super Smash Bros Ultimate para Nintendo Switch.
A entrevista foi descontraída, tirando muita risada entre os jornalistas presentes e garantiu diversas percepções da Nintendo sobre o gigantesco lançamento, que já tem data marcada: 07 de Dezembro. Veja abaixo a entrevista.
Riley: Então, o Smash Bros. está saindo. Quer dizer, você pode me dar alguma exclusividade?
Andrew: Claro.
Riley: O que foi dito para você dizer?
Andrew: Tudo o que estou prestes a dizer!
Riley: Me pegou!
Andrew: Sai em 7 de Dezembro. O game terá um maravilhoso Pro Controller que acabou de ser anunciado.
Riley: Eu acabei de ver ele. Parece incrível.
Andrew: E você, já pré-encomendou?
Riley: Eu ainda não consegui. Eu não acho que já esteja na Amazon.ca.
Andrew: Ok, justo! Essa é uma boa desculpa. Vou pedir para eles enviarem um e-mail quando a Amazon estiver prestes a postá-lo.
Riley: Sim, por favor. Eu adoraria.
Andrew: “Pro Controllers on Amazon estão disponíveis”.
Riley: Eu só vou na Amazon. Eu tenho que priorizar.
Andrew: Mas como membro de marketing, tenho que enfatizar que eles estão disponíveis. Mas sim, quer dizer … O que você quer saber? Porque você já sabe da maioria das coisas. Eu sei que estou falando com o mais corajoso dos hardcores.
Riley: Sim, eu sei … Eu nem vou me incomodar perguntando sobre o que está no jogo, porque eu acho que há vários avanços entre as pessoas trabalhando nele, e depois as pessoas localizando elas e então as pessoas o comercializando e depois passando para você. Então, vamos falar sobre as reações, como… King K. Rool, para mim, foi a revelação mais legal.
Andrew: Bem, eu vi que você tinha, tipo, você tem uma lista de personagens que você queria ver, e eu vi que ele estava lá. Então eu estava realmente esperando pela sua reação. Eu estava verificando o Twitter. Porque eu vi ele e eu estava tipo, “Ah sim, é isso.”
E eu realmente gostei da coisa do Simon Belmont também, porque ele e o Inkling, eu acho, são dois grandes personagens nesse show de quanto esforço a Nintendo coloca para… não é apenas “oh, nós adicionamos outro personagem”. Para Simon Belmont, “adicionamos outro personagem, adicionamos o Echo [Fighter], fizemos esse nível incrível. Quer dizer, esse nível parece fantástico. É apenas uma bela homenagem a Castlevania .
E eu acho que o Inklings são uma coisa semelhante, onde você só olha para os detalhes para o estilo de luta dos Inklings. Eles usam sua tinta perfeitamente, você pode reabastecer a tinta conforme for – se tiver tempo suficiente, se tiver dois segundos de sobra. E eu acho que esses são ótimos exemplos para mostrar que não estamos apenas colocando novos personagens. Quando colocamos novos personagens, estamos fazendo isso por um motivo e estamos fazendo isso bem. Nós não esperamos o mesmo.
“Veja, temos um número X de personagens”, mas são fáceis de se fazer. Isso não é o que Smash é sobre. Não mereceria… a base de fãs não mereceria que fizéssemos simplesmente isso. Temos que fazer bem um jogo como o Smash.
Riley: Isso é muito legal. E eu sei que Masahiro Sakurai é contratado como desenvolvedor terceirizado – ele não é realmente um funcionário da Nintendo. Então, há uma dinâmica muito interessante lá, onde ele pode sair e escrever colunas para a revista Famitsu no Japão. Ele faz um bi-semanal. E é legal porque você meio que dá uma olhada por trás das cortinas de Smash e meio que as decisões lá, e eu sempre fico imaginando “como esse artigo – se é que algum dia – impacta a forma como você faz o marketing do jogo?”
Andrew: Bem, quer dizer, não é algo que nós realmente… nós temos um plano que é relevante para o Canadá. E então, o que a Sakurai-san faz é ótimo para os jogadores no Japão que lêem a Famitsu regularmente, mas para nós é como criar eventos como esse para os fãs aprenderem mais sobre isso, então pensamos no que é melhor para os fãs canadenses e trabalhamos a partir daí.
Como ex-desenvolvedor, sempre amei a ideia de que as pessoas conseguem ver por trás da cortina, porque os desenvolvedores também são pessoas. Os desenvolvedores têm gatos, vão para casa, assistem ao programa de TV favorito deles. Mas eles também trabalham nesses incríveis jogos, que você tanto ama. E eu acho que, quando você consegue ver o lado deles, permite que você os entenda um pouco mais e você pode ter uma noção do que eles fazem … o que os leva a fazer os jogos que eles fazem.
Riley: E especialmente com a comunidade Smash, eu diria que é provavelmente a comunidade de jogos mais insana … NA MELHOR FORMA.
Andrew: “Entusiasta” é uma boa maneira de…
Riley: Entusiasmo! Essa é uma palavra muito melhor, sim. Obrigado. Você está me perguntando agora. Isso é ótimo.
O que mais gosto na comunidade é que no segundo em que um Smash é anunciado, especulações estão em toda parte. Vazamentos falsos surgem o tempo todo. Como essa mentalidade leva em consideração a maneira como você comercializa o jogo ou faz o resto?
Andrew: Não, quer dizer, o amor pelo jogo é algo muito importante para nós. Por exemplo, queríamos hospedar algo como o evento que estamos tendo que dar à mídia de jogos uma chance – nem todo mundo tem a chance de ir para a E3. Essa foi uma grande oportunidade para conseguirmos a mídia que não foi para a E3 porque talvez eles não tenham orçamento ou haverá outras pessoas aqui que simplesmente não são de sua responsabilidade passar uma semana em LA jogando e isso nos permite obter alguns dos grandes personagens vocais da mídia canadense para falar sobre Smash e falar sobre isso em primeira mão. E é bom fazer isso quando é inteiramente dedicado a este evento. Você sabe, não estamos lutando com mais ninguém. Nós não temos dos outros estandes, sabe?
Eu fiz uma piada mais cedo que nós fechamos a Fan Expo para trazer vocês aqui.
E se você vai fechar a Fan Expo, então você precisa de um jogo como o Smash para fazer isso.
Riley: Isso é verdade, e um dos jeitos que realmente gosto na forma como você optou por comercializar esse jogo – e tenho certeza de que há tantas pessoas diferentes tomando essas decisões – mas você renomeou lutadores “clone” como “Echo Fighters” e agora toda a comunidade está tão animada e especulando sobre como esses personagens funcionam. Você sabe como surgiu a ideia ou como ela veio?
Andrew: Não, isso é algo que vem da equipe de desenvolvimento. Então eu não posso falar por eles, mas meio que você estava falando sobre isso. A empolgação que os jogadores têm, e é ótimo ver porque é como quando você … Eu me lembro de anos e … muitos, muitos anos atrás, quando vi pela primeira vez o primeiro trailer de Retorno do Jedi . Então, sabe, eu realmente quero dizer há muitos anos atrás. E aconteceu de eu estar gravando no meu vídeo e eu assisti tipo quadro a quadro tentando descobrir o que aconteceria. Há uma cena em que uma moto speeder explode em um toco de árvore, mas no trailer corta imediatamente para Darth Vader no Star Destroyer e eu estava certo de que isso significava que em Endor havia um buraco de teia que te levou para o… diamante.
E é esse tipo de amor por Smash e por videogames em geral. Estamos vendo agora. Estamos vendo pessoas estudando: o que isso significa? É brilhante ver esse amor pelos jogos em que estamos trabalhando.
Riley: Esse tipo de recepção para a revelação do jogo era esperado então?
Andrew: Eh… Sim, nós gostamos quando assistimos o Direct antes de ir ao vivo. Quando eu vi o anúncio de Castlevania … “Ooooh sim, eles vão gostar disso.” E é ótimo porque, você sabe, temos a sorte de trabalhar com jogos. Você sabe, todos na Nintendo trabalham nesses jogos que trazem muita alegria para os fãs. Sabemos que estamos colocando sorrisos nos rostos de todos e todo mundo vai ter um bom Natal por causa do Smash.
Riley: Quanto você teve que pagar à Capcom para matar Mega Man no trailer de Ridley?
Andrew: PRÓXIMO!
Riley: Por que você matou Luigi?!
Andrew: Acho que temos tempo para mais uma… Essa foi sua última pergunta?
Riley: Ok, tudo bem. O que você achou da recepção a Waluigi sendo excluída? Porque me pegou de surpresa e sou um grande fã do Smash. Quer dizer, obviamente, o artigo do Washington Post era sátira, era cômico …
Andrew: Eu acho ótimo quando algo se desenvolve naturalmente porque, você sabe, como um profissional de marketing, quando você tem algo que se torna viral assim, é brilhante. Você não pode comprar isso. Você não pode criá-lo. E quando os fãs fazem algo assim, é incrível. Mas é tão bom ver por um lado apaixonado das coisas. E vamos encarar, é engraçado.
Eu vi algumas das fotos. Eu vi algumas das obras de arte que as pessoas criaram e é fantástico ver a paixão delas. E você sabe, existem algumas pessoas talentosas por aí.
Riley: Tudo bem! Você viu a carta de agradecimento feita por fãs a Sakurai por incluir King K. Rool?
Andrew: Eu vi sim.
Riley: O que você achou disso?
Andrew: Eu achei lindo. É legal quando.. todo desenvolvedor recebe cartas e e-mails e eu acho que, como desenvolvedor – quando eu era desenvolvedor e trabalhando agora – trabalhamos por longas horas. E isso não deveria ser sobre nós, mas quando você vê algo de fãs dizendo sobre o quanto eles amam o que você faz… é brilhante. Sabe, adoro ir a uma loja de jogos no dia em que eles saem e ver as pessoas pegarem e comprarem. É realmente gratificante. Eu amei isso desde que eu fiz revistas e isso justifica todas aquelas horas difíceis e as longas horas que você coloca para saber que você criou ou ajudou a fazer algo que dá às pessoas aquele momento especial.
Riley: Muito obrigada.
Andrew: De nada.
Essa entrevista foi traduzida por Douglas Libriano e você pode conferir na íntegra na fonte da matéria. Super Smash Bros Ultimate sairá para o Nintendo Switch no dia 7 de Dezembro.