Olá Gamers, prontos para a luta?
Beat’em Ups, Brawlers ou para os íntimos e viciados, “joguinho de andar e bater”, é um gênero gamer que ganhou muito espaço no fim doas anos 80 e nos anos 90. Mas não confunda esse gênero, como o estilo de jogos de plataforma, já que, normalmente, os Beat’em Ups possuem profundidade em seus cenários, possibilitando assim, a melhor mobilidade na tela, mais ações e mais inimigos.
A característica citada acima é aplicada hoje, mas, nos primeiros games deste estilo, não havia profundidade na tela. Games como Kung Fu Master, de 1984, da Irem; Alteread Beast e The Revenge of Shinobi, não possuem profundidade, porém, são Brawlers.
O game Renegade, foi um dos primeiros a trazer as novas características, possibilitando o jogador a mover-se para cima e para baixo e não só na horizontal. Também aplicou a utilização de 3 botões para estes games e introduziu um Boss no final de cada fase, assim como vemos hoje…ou quase isso.
Os Mais Lembrados
- Double Dragon
Pode se dizer que Double Dragon foi o começo de tudo e foi o jogo que começou a revolução dos games em Beat ‘em Ups, foi o primeiro jogo que dispunha do co-op e, além de emblemático, Double Dragon fortaleceu a via dos jogos de “briga de rua”.
O game foi baseado na vida de Bruce Lee e em seu ultimo filme, de 1973, “Operação Dragão“, com o enredo adaptado para as lutas de nossos protagonistas Billy e Jimmy Lee.
- Golden Axe
Pegando carona com o sucesso de “Conan, o Bárbaro”, a Sega acertou uma ótima tacada ao trazer personagens que podiam soltar magias para aniquilar os inimigos. Montarias, espadas, arcos, machados, itens de cura e muita pancadaria nos deram uma sensação unica, sem falar no clima medieval que dava a atmosfera de uma grande aventura de RPG ao melhor estilo Dungeons & Dragons.
- Captain Comando
Um grande clássico que se destacou muito no Super Nintendo, ele foi inspirado nas séries de Tv e quadrinhos de Ficção Científica dos anos 90.
A pancadaria comia solta com os ótimos e únicos personagens, fases enormes, muitos inimigos, especiais, socos, chutes…como era bom jogar CAPtain COMando da CAPCOM.
- Migthy Morph Power Rangers: The Movie
Um game com a temática deste grande filme dos Rangers.
Nós começávamos como humanos normais, lutando contra bonecos, coletávamos força, morfávamos e saímos chutando os inimigos. O game da Bandai, basea-se na série de TV e especialmente no Filme.
- Streets Of Rage
Com uma jogabilidade formidável e uma trilha sonora marcante, o primeiro jogo de Streets of Rage marcou a franquia para sempre, conquistou uma legião de fãs fazendo a Sega fazer mais 2 jogos para a franquia.
Este é o clássico “briga de rua”, onde as lutas ocorrem na cidade, em diferentes telas e com diferentes inimigos.
- Teeenage Mutant Ninja IV: Turtles in Time
As tartarugas ganharam fama nos videogames com esse fantástico game, lançado pela Konami nos fliperamas. Este game marcou várias gerações e até hoje é visto como um dos melhores Beat’m Up de todos os tempos.
Em 1992, “Turtles in Time” recebia sua primeira adaptação para o Super Nintendo, a Konami fez um trabalho invejável , mantendo o game mais próximo o possível da sua versão arcade e conquistando ainda mais fãs.
Nintendo
Sabendo do amor que os Nintendistas tem por estes games, alguns ótimos títulos que fizeram história na “mãe Nintendo” como; Final Fight, Captain Commando, The King of Dragons, Knights of the Round, Warriors of Fate, Armored Warriors e Battle Circuit, clássicos do gênero beat ‘em up, foram lançados para o Nintendo Switch em 18 de Setembro na coletânea Capcom Beat ‘em Up Bundle.
Lembrou-se de algum Beat’em Up que fez sua vida de gamer valer a pena?