Hello Adventurers, como estão? Hoje lhes trago a análise de um RPG com combate por cartas, estrelada por robôs, desenvolvido pela Image & Form games, e distribuido pela GOG, que foi quem nos concedeu a chave desse jogo para análise em sua versão para PC.
Então apertem os cintos e vamos lá!
História
Copernica e Armilly decidem colher alguns cogumelos na floresta, ao retornar para a sua casa, elas encontram a cidade em chamas, devido a um ataque do grupo Void Army. Elas apagam o incêndio e derrotam os inimigos com a ajuda de Galleo. Depois do ocorrido eles descobrem que os responsáveis pela proteção da cidade foram capturados, e assim saem em busca dos defensores da vila.
Jogabilidade
A jornada dos personagens é dividida em capítulos que contam com o sistema de batalha de cartas com ataques, defesa, feitiços, entre outras. Durante cada turno podemos escolher três cartas. Você deve encontrar pelo mapa grupos de no máximo cinco oponentes, e como todo jogo possui algumas regras importantes, algumas cartas só podem ser utilizadas com certa quantidade de pontos, cada personagem deve possuir no máximo 8 cartas.
Os personagem vão ganhando experiência conforme avançam no game, e seus ataques e defesas dependem das cartas, o que faz com que o jogador defina quais são as melhores cartas para cada personagem.
Gráficos
O jogo é muito bem ambientado, possui um cenário bem bonito, com detalhes e cores não tão “brilhosas”. Os personagens são bem desenhados mas não possuem tantos detalhes, mas não interfere no que o jogo quer proporcionar, pois as cartas do jogo são mais detalhadas.
Sons
A música de abertura já é incrível, lembrando um pouco de música celta (não sei se era a intenção devido ao vilarejo), o restante da trilha sonora é bem produzido, e deixa o jogo mais animado. Os sons que os personagens emitem, até mesmo em certos momentos quando várias cartas passam na tela e ouve-se o barulho. O rugido de alguns monstros, e os golpes dos personagens, da para diferenciar com clareza.
Veredito
SteamWorld Quest consegue engajar o RPG, com cartas e turnos, o game possui uma variedade de cartas, e você deve escolher apenas 8 para cada personagem, temos sempre que pensar em estratégias, pois uma carta boa contra um inimigo, pode não ser boa contra outro inimigo.
A trilha sonora e gráficos estão incríveis, tirando algumas partes do jogo em que senti falta de diálogo entre personagens, a Image & Form Games fizeram um excelente jogo offline baseado em turnos. Vale a pena investir no jogo, e ele te proporcionará mais de 15 horas de jogatina.