Olá Gamers,
A análise em pauta é voltada para um game Indie muito interessante e curioso, ele foi desenvolvido por Eric Barone, da empresa ConcernedApe e publicado pela já conhecida Chucklefish Games.
Stardew Valley é um simpaticíssimo game com um gráfico e estilo de visão similar aos jogos da franquia Pokémon para Nintendo DS e com similaridades que lembram o saudoso Haverest Moon do PlayStation 1. Uma interessante mistura com conceitos de um action RPG com simulação de fazenda, algo que aparentemente não tem nada em comum, mas que “deu liga”. Lançado para diversas plataformas em datas diferentes, em 2016, foi lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One, em 2017 foi a vez do Nintendo Switch ganhar uma versão do game e em 2019, o jogo foi lançado para os dispositivos Android, e foi em um Android que a análise foi realizada. Para você PC gamer que quer adquirir o interessante game, é possível realizar o download do game via nosso parceiros da GOG.
História
Nos é apresentado uma história simples, mas rica e interessante. Ter uma vida na cidade, com um trabalho de Call Center, com uma série de correrias e compromissos gera um certo desgosto e monotonia, pois é isso que nosso personagem esta passando. Porém, o vovô do nosso “char“, nos da a opção de trabalhar em sua fazenda quase abandonada e em um lugar mais retirado, para buscarmos uma liberdade maior e novos desafios, e é a partir desse ponto que nossas aventuras começam e sim, teremos muitas aventuras.
Na vila próxima temos que interagir com muitos NPCs, cada um com sua história peculiar, podemos interagir com eles, criar um elo de amizade e até mesmo ter um casamento, a amplitude de possibilidades do game realmente é vasta.
Jogabilidade
Algo bem peculiar, feito pelo desenvolvedor, foi misturar conceitos de simulação de fazenda, onde é necessário plantar, criar animais, buscar recursos, “craftar” (como em MineCraft) e desenvolver sua fazenda, com um RPG extremamente amplo, em uma enorme “SandBox”, com monstros a destruir, explorações a fazer, conversas com NPCs, relacionamentos e missões a concluir. O game é vasto, sem linearidade, você escolhe seu caminho e pode ser alguém mais desbravador ou um fazendeiro mais recatado, porém, não importa sua escolha inicial, ao decorrer do game o player pode mudar seu caminho.
Gráficos
Os gráficos são em estilo retrô, assemelhando-se aos games de Pokémon do NDS, gráficos interessantes e simples com uma visão ” de cima”, algo bem aplicado e agradável, porém, penso que o polimento para o game poderia ser melhor, não “matando” a essência, mas sim, melhorando a experiência.
Sons
O áudio é bem interessante, nos remetendo a vida no campo, o cair da chuva, o amanhecer e o anoitecer, tudo é muito caprichado e interessante, porém não é possível esperar nada mais do que isso já que estamos mencionando um game com estilo retrô.
Veredito
Stardew Valley é muito interessante, é o típico game para ser jogado antes de dormir. Ele nos da uma ótima sensação de liberdade não sendo linear e nos dando objetivos simples a serem desenvolvidos, sendo assim, para os amantes do estilo e para aqueles que curtem algo novo, o game é ideal.