A série Star Fox estava esquecida pela Nintendo há alguns
anos. Sem nenhum jogo lançado para o Wii, os fãs da série estavam aguardando
ansiosamente por um novo título da raposa mais invocada do mundo dos games.
Após 10 anos, o retorno dos heróis espaciais ocorreu no ultimo console de mesa
da Nintendo, o Wii U. Desenvolvido pela Nintendo e Platinum Games, Star Fox Zero
buscou uma forma de utilizar o GamePad para trazer uma boa experiência no
gameplay e apresentar de forma convincente o uso das duas telas do console, mas
será que valeu a pena? Isso é o que iremos ver nas próximas linhas abaixo.
anos. Sem nenhum jogo lançado para o Wii, os fãs da série estavam aguardando
ansiosamente por um novo título da raposa mais invocada do mundo dos games.
Após 10 anos, o retorno dos heróis espaciais ocorreu no ultimo console de mesa
da Nintendo, o Wii U. Desenvolvido pela Nintendo e Platinum Games, Star Fox Zero
buscou uma forma de utilizar o GamePad para trazer uma boa experiência no
gameplay e apresentar de forma convincente o uso das duas telas do console, mas
será que valeu a pena? Isso é o que iremos ver nas próximas linhas abaixo.
Um reboot para a série
Particularmente, eu sempre achei a história de Star Fox bem
interessante, para quem jogou os episódios anteriores da série, pôde ver o
desenvolvimento de cada personagem e a surgimento de novos. Claro que a série
deu algumas escorregadas, como por exemplo, Star Fox Adventure que abandonou um
pouco o estilo nave para ser mais um jogo de aventura.
interessante, para quem jogou os episódios anteriores da série, pôde ver o
desenvolvimento de cada personagem e a surgimento de novos. Claro que a série
deu algumas escorregadas, como por exemplo, Star Fox Adventure que abandonou um
pouco o estilo nave para ser mais um jogo de aventura.
Nesse novo episódio, a Nintendo resolveu dar um reboot na
série, trazendo a mesma história que ocorreu em Star Fox 64, porém com mais
detalhes na história e uma exploração melhor do Sistema Lylat, que ficou maior.
O jogador voltará a jogar nos mesmos planetas da versão do N64 e alguns locais
que não tinham sido explorados em jogos anteriores, os ambientes estão com
cores e detalhes mais vivos. O estilo de jogo ainda é o mesmo, a nave segue em
linha reta de forma automática e o jogador só precisa se preocupar em mirar,
atirar e desviar. Em determinadas situações haverá desafios que se forem cumpridos
poderá mudar o próximo destino, isso faz com que o fator replay aumente, pois
vale a pena querer explorar cada lugar em Lylat. O gameplay completo tem em
média 20 horas, o que pode ser considerado um bom tempo de jogo, mas se o
jogador preferir apenas finalizar o mesmo, ele irá se decepcionar, pois a
campanha tem uma média de 5 horas.
série, trazendo a mesma história que ocorreu em Star Fox 64, porém com mais
detalhes na história e uma exploração melhor do Sistema Lylat, que ficou maior.
O jogador voltará a jogar nos mesmos planetas da versão do N64 e alguns locais
que não tinham sido explorados em jogos anteriores, os ambientes estão com
cores e detalhes mais vivos. O estilo de jogo ainda é o mesmo, a nave segue em
linha reta de forma automática e o jogador só precisa se preocupar em mirar,
atirar e desviar. Em determinadas situações haverá desafios que se forem cumpridos
poderá mudar o próximo destino, isso faz com que o fator replay aumente, pois
vale a pena querer explorar cada lugar em Lylat. O gameplay completo tem em
média 20 horas, o que pode ser considerado um bom tempo de jogo, mas se o
jogador preferir apenas finalizar o mesmo, ele irá se decepcionar, pois a
campanha tem uma média de 5 horas.
Entrando em Corneria, é aqui que a aventura começa
Dublagem e o áudio trazem nostalgia
A trilha sonora de Star Fox é sem dúvida uma das melhores, e
isso não é diferente em Zero, em alguns momentos nos deparamos com músicas
orquestradas que trazem uma emoção maior durante as fases, vale citar o momento
em que a equipe Star Wolf se apresenta e a música tema começa a tocar, com
certeza os fãs irão sentir certa nostalgia nesse momento.
isso não é diferente em Zero, em alguns momentos nos deparamos com músicas
orquestradas que trazem uma emoção maior durante as fases, vale citar o momento
em que a equipe Star Wolf se apresenta e a música tema começa a tocar, com
certeza os fãs irão sentir certa nostalgia nesse momento.
A dublagem está muito boa também, as vozes foram mantidas, a
comunicação entre a equipe é apresentada na tela do GamePad, ela é bem
divertida e consegue trazer mais emoção durante as fases. O diálogo às vezes se torna repetitivo, mas não
chega a incomodar, nem mesmo o Slippy conseguiu ser irritante dessa vez.
comunicação entre a equipe é apresentada na tela do GamePad, ela é bem
divertida e consegue trazer mais emoção durante as fases. O diálogo às vezes se torna repetitivo, mas não
chega a incomodar, nem mesmo o Slippy conseguiu ser irritante dessa vez.
Um novo veículo e uma nova funcionalidade para Arwing
Durante algumas fases o jogador irá utilizar veículos
diferentes, assim como ocorria em Star Fox 64, mas em Zero um novo veículo foi
introduzido, o Gyrowing, ele é bem semelhante a um helicóptero e de dentro irá
sair um pequeno robô que o jogador irá controlar olhando para a tela do GamePad,
ele serve para hackear alguns dispositivos. A ideia de utilizar o GamePad aqui
foi boa, algo que lembra muito o jogo The Wonderful 101 quando o jogador entra
em um local fechado.
diferentes, assim como ocorria em Star Fox 64, mas em Zero um novo veículo foi
introduzido, o Gyrowing, ele é bem semelhante a um helicóptero e de dentro irá
sair um pequeno robô que o jogador irá controlar olhando para a tela do GamePad,
ele serve para hackear alguns dispositivos. A ideia de utilizar o GamePad aqui
foi boa, algo que lembra muito o jogo The Wonderful 101 quando o jogador entra
em um local fechado.
Gyrowing é o novo veículo utilizado em Star Fox Zero
Outra grande novidade foi a possibilidade da Arwing se
transformar em um veículo de duas “pernas” chamado Walker, com ele o jogador em
determinados momentos irá entrar em bases ou naves apertando apenas um botão para
transformação ocorrer. A funcionalidade é legal e consegue levar as batalhas
para outros rumos, como por exemplo, você pode derrotar determinados chefes
atirando por fora com a Arwing, ou se preferir, entrar dentro deles com Walker
e destruí-los por dentro.
transformar em um veículo de duas “pernas” chamado Walker, com ele o jogador em
determinados momentos irá entrar em bases ou naves apertando apenas um botão para
transformação ocorrer. A funcionalidade é legal e consegue levar as batalhas
para outros rumos, como por exemplo, você pode derrotar determinados chefes
atirando por fora com a Arwing, ou se preferir, entrar dentro deles com Walker
e destruí-los por dentro.
Walker é uma versão terrestre da Arwing
Gráficos bonitos, mas não é melhor que o Wii U tem a
oferecer
Os gráficos de Star Fox Zero não são ruins, muito pelo
contrário, o jogo apresenta cores e ambientes lindos de se ver, ao observar o
céu de cada mundo conseguimos ver luas e planetas vizinhos. O jogo peca em
algumas texturas, mas não chega a incomodar. O problema aqui é que o Wii U
consegue entregar gráficos melhores, acredito que um pouco mais esforço no
desenvolvimento, teríamos um jogo com gráficos mais próximos do que vimos em
Bayonetta 2, Mario 3D World, Pikimin 3 e outros jogos lançados. O jogo roda
muito bem em 720p a 60fps, algo que é aceitável tendo em vista que o console
está entregando duas telas ao mesmo tempo e isso exige um processamento maior.
contrário, o jogo apresenta cores e ambientes lindos de se ver, ao observar o
céu de cada mundo conseguimos ver luas e planetas vizinhos. O jogo peca em
algumas texturas, mas não chega a incomodar. O problema aqui é que o Wii U
consegue entregar gráficos melhores, acredito que um pouco mais esforço no
desenvolvimento, teríamos um jogo com gráficos mais próximos do que vimos em
Bayonetta 2, Mario 3D World, Pikimin 3 e outros jogos lançados. O jogo roda
muito bem em 720p a 60fps, algo que é aceitável tendo em vista que o console
está entregando duas telas ao mesmo tempo e isso exige um processamento maior.
Corneria é o planeta mais bonito do sistema Lylat
Inovou, mas não agradou na jogabilidade
Chegamos ao ponto crucial dessa análise, a jogabilidade.
Star Fox Zero tentou fazer uso do GamePad, mas infelizmente não conseguiu
agradar nem mesmo aos fãs. Utilizando as alavancas o jogador pode controlar a
nave, olhando diretamente para a TV, no controle é apresentada uma visão do
Cockpit, e o uso do sensor de movimento seria usado para mirar olhando através da
tela. Apesar de parecer simples, jogar Star Fox Zero requer paciência e treino
para se adaptar aos controles. No início você irá se frustrar ao tentar olhar
para as duas telas ao mesmo tempo e ainda irá bater bastante pelos cenários ou
errar alvos importantes. Porém, uma vez que o jogador aprenda a combinar a mira
e o controle da nave o jogo se torna mais tranquilo e divertido. O grande
problema aqui é que não existe outra opção de controle, uma mais tradicional no
estilo N64.
Star Fox Zero tentou fazer uso do GamePad, mas infelizmente não conseguiu
agradar nem mesmo aos fãs. Utilizando as alavancas o jogador pode controlar a
nave, olhando diretamente para a TV, no controle é apresentada uma visão do
Cockpit, e o uso do sensor de movimento seria usado para mirar olhando através da
tela. Apesar de parecer simples, jogar Star Fox Zero requer paciência e treino
para se adaptar aos controles. No início você irá se frustrar ao tentar olhar
para as duas telas ao mesmo tempo e ainda irá bater bastante pelos cenários ou
errar alvos importantes. Porém, uma vez que o jogador aprenda a combinar a mira
e o controle da nave o jogo se torna mais tranquilo e divertido. O grande
problema aqui é que não existe outra opção de controle, uma mais tradicional no
estilo N64.
A jogabilidade é mais difícil do que parece
Ausência de Multiplayer
O jogo tem a campanha principal, o modo treino e o arcade,
esse ultimo trata de finalizar o jogo de uma vez, sendo que se der game over o
jogador terá que iniciar tudo novamente. Infelizmente Star Fox Zero não possui
um modo multiplayer, seja ele online ou não. Para o um modo offline é aceitável
não ter devido a jogabilidade ser dependente do GamePad, pois o Wii U só aceita
apenas um conectado no console. Mas não há justificativa para não ter um modo
online.
esse ultimo trata de finalizar o jogo de uma vez, sendo que se der game over o
jogador terá que iniciar tudo novamente. Infelizmente Star Fox Zero não possui
um modo multiplayer, seja ele online ou não. Para o um modo offline é aceitável
não ter devido a jogabilidade ser dependente do GamePad, pois o Wii U só aceita
apenas um conectado no console. Mas não há justificativa para não ter um modo
online.
Amiibos para que te quero?
O jogo é compatível com os Amiibos do Fox e Falcon, caso
utilize o primeiro será desbloqueado a Arwing do jogo Star Fox do SNES, para o
segundo a Black Arwing será desbloqueada, sendo ela com mais poder de fogo,
mas com uma defesa menor, algo que pode desafiar os mais hardcore. Mas não
fique triste se você não tiver os Amiibos, pois caso você faça 100% do jogo
(buscar as medalhas e passar por todas as fases) as duas naves serão
desbloqueadas.
utilize o primeiro será desbloqueado a Arwing do jogo Star Fox do SNES, para o
segundo a Black Arwing será desbloqueada, sendo ela com mais poder de fogo,
mas com uma defesa menor, algo que pode desafiar os mais hardcore. Mas não
fique triste se você não tiver os Amiibos, pois caso você faça 100% do jogo
(buscar as medalhas e passar por todas as fases) as duas naves serão
desbloqueadas.
Black Arwing é só para os fortes
Conclusão
Star Fox Zero tentou voltar as origens depois de ter se
perdido nos jogos lançados para Game Cube e DS, mas infelizmente falhou ao
querer utilizar recursos do GamePad e acabou entregando uma jogabilidade
confusa e inicialmente irritante. A falta de um multiplayer online diminuiu o
tempo de vida do jogo, sendo que, uma vez que o jogador tenha feito 100% do
jogo, o mesmo ficará guardado na gaveta por um bom tempo. Mas se você for um fã
da série, se esforce um pouco para aprender o esquema de controle e volte mais
uma vez ao Sistema Lylat.
perdido nos jogos lançados para Game Cube e DS, mas infelizmente falhou ao
querer utilizar recursos do GamePad e acabou entregando uma jogabilidade
confusa e inicialmente irritante. A falta de um multiplayer online diminuiu o
tempo de vida do jogo, sendo que, uma vez que o jogador tenha feito 100% do
jogo, o mesmo ficará guardado na gaveta por um bom tempo. Mas se você for um fã
da série, se esforce um pouco para aprender o esquema de controle e volte mais
uma vez ao Sistema Lylat.
– Jogabilidade: 5
– Gráfico: 8
– Som: 8
– Diversão: 7
Nota final: 7,0
Gostamos:
– Dublagem com as vozes mantidas dos jogos anteriores
– Sistema Lylat ficou
maior e mais detalhado
maior e mais detalhado
– Há muito a ser explorado
– Diversos veículos que mudam a forma de jogar
Não Gostamos:
– Jogabilidade complexa
– Ausência de multiplayer