Hoje a análise será sobre um clássico que ganhou uma versão para o portátil mais querido do momento. Star Fox 64, original para o Nintendo 64, foi lançado em 1997. Em 2011, seu remake foi lançado.
Resumo:
Star Fox 64 3D nos leva de volta ao clássico com, basicamente, gráficos atualizados e um modo multiplayer. Com uma história contada no estilo Star Wars, o personagem principal, Fox McCloud, forma uma equipe chamada… Star Fox, e parte para a batalha contra Andross, após esse declarar guerra contra o planeta Venom.
O jogo conta com uma campanha principal bem pequena, que pode ser jogada várias vezes por não ser linear, ou seja, você pode ir por vários caminhos até o último chefe, Andross. Após o tutorial, entramos no jogo com tudo, sem muita enrolação.
O jogo:
Não importa qual caminho faça, a campanha sempre terá 7 fases, sendo a primeira seu planeta natal, e a última o vilão principal. O que muda são, em regra, a forma adotada para avançar entre as fases. Ou seja, certamente você não irá jogar a campanha somente uma vez.
É possível adquirir medalhas na fase, o que também aumenta a longevidade do jogo.
Os gráficos, para quem conhece a versão original, estão bem melhores! As explosões não estão muito bonitas, mas os cenários sim, claramente mais belos que o original. A única crítica é que o cenário vai surgindo na tela. Num momento não tem nada, dai vão aparecendo coisas. Veja o vídeo abaixo e tire suas conclusões, cabendo destacar que a experiência dos jogos de 3DS são únicas no console, não sendo a mesma coisa em vídeos.
O efeito 3D deram um toque especial no jogo, se tornando praticamente essencial. Num jogo de nave (existem fases em terra, e debaixo d’água), a profundidade muda tudo.
A campanha principal é MUITO curta, com uma história simples. Independente do caminho adotado, podendo ser fechada, infelizmente, em cerca de 2h. Não é um jogo difícil (embora haja um modo expert), mas sim extremamente divertido. As missões são curtas, e a maioria é mista, parte num mapa livre, parte você vai avançando somente se mexendo entre a tela.
Os controles são bem parecidos com o original, tendo como principal novidade o fato de ter o giroscópio servindo como controle. Ou seja, caso opte pelo giroscópio, descarte o 3D. Você pode escolher pelo modo de controlar do remake ou modo original, do Nintendo 64. São basicamente os mesmos. Você atira, lança mísseis e faz piruetas pelo ar (na maior parte do jogo). A tela inferior mostra os diálogos e a vida de seus amigos, enquanto a superior mostra as batalhas.
Na nova versão, existe um multiplayer chamado Battle Mode, em que você pode jogar localmente com mais 3 amigos com apenas um cartucho (via Download Play, podendo ligar a câmera e ver os amigos durante a batalha). Outro modo é o Score Attack, em que é possível jogar nas fases já liberadas de uma forma mais difícil.
Infelizmente não possui nenhum modo online, o que cairia muito bem. É, no meu ver, o que mais falta no jogo.
A trilha sonora é ótima, a mesma do título original e ainda muito boa, atualizadas para o portátil. As falas são dubladas também.
Veredito:
O jogo é muito divertido, fará você se prender, todas as fases são curtas e, quando você menos esperar, acabou. O jogo é indicado para fãs da franquia e de jogos divertidos. Para quem é mais exigente, irá se decepcionar. Não possui nenhum modo online e não tem muito conteúdo, somente para quem quiser fechar 100%, o que não é muito difícil. Hoje em dia, 2 horas de campanha principal é muito pouco.
Mas mesmo assim, se você quer um jogo que irá te divertir não importa quantas vezes jogue, Star Fox 64 3D é um ótimo título. Explorar todos os planetas irá te prender mais um pouquinho.
Visual: 9/10
Jogabilidade: 9.5/10
Som: 9.5/10
História: 7/10
Carisma: 7/10
Nota final: 8,4
Crítica: mais conteúdo, mais itens coletáveis, mais, mais e mais. É tudo tão bom e tão pouco! Poderia haver uma forma de comprar itens, personalizar as naves, traçar seu próprio caminho e um modo online! Giroscópio + 3d, uma combinação que não funciona; quem sabe no New 3DS não melhora? Uma introdução mais elaborada seria interessante.