Hello Adventurers, que horas são? É hora de análise!
Hoje, lhes trago essa grande aventura que é: Shovel Knight. Um game produzido pela Yacht Club Games, lançado em 2014, inicialmente para Windows, Nintendo 3DS e WiiU, se expandindo para PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita e Xbox One em 2015, e para Nintendo Switch em 2017.
Bom, vamos lá. Nosso guerreiro Shovel Knight, lutava ao lado de sua companheira e guerreira Shield Knight, defendendo o reino, coletando tesouros e se aventurando. Até o momento em que foram explorar a Tower of Fate, Shovel e Shield caem numa emboscada, onde um amuleto amaldiçoado faz com que Shield Knight desapareça, ficando presa, selando a torre, e deixando Shovel em seu exterior. Desamparado, o guerreiro desiste de suas aventuras, e vai viver sua vida pacificamente e sozinho.
Sem seus guerreiros, o mundo começa a sofrer ataques da vilã Enchantress, e sob seu comando, os membros da temida Order of no Quarter, que tomam todos os castelos pelos reinos onde passam. Por um acaso Enchantress remove o selo de Tower of Fate, Shovel Knight parte então para combater o mau, e encontrar sua companheira.
Reino Pixelado
O game leva os jogadores, a nostalgia dos jogos 8 Bits, com inspirações em alguns clássicos do NES, o mapa que navegamos no jogo nos remete ao mini-mapa de Super Mario Bros. 3, enfrentar chefões enormes, nos trás na memória Mega Man, a forma de como é feita a busca por tesouros e parte da jogabilidade causa uma grande saudade de DuckTales.
Shovel é equipado de uma pá, um item um tanto peculiar, já que estamos tão acostumados com as espadas, e um diário de escavador, onde pode-se verificar os itens que podem ser utilizados em sua jornada.
A trilha sonora, casando de forma sutil com as fases da história, feita em chip tune, mudam conforme o clima do jogo flui, principalmente na hora de enfrentar os chefões. Seu menu animado, nos trás a arma principal para selecionar as opções, as fases contam com checkpoint, e baús onde são encontradas as relíquias úteis no combate.
Pá de Conteúdo
Shovel Knight conta com bastante conteúdo, Shovel of Hope, a campanha original; Plague of Shadows, a segunda campanha do game, onde o personagem que controlamos é Plague Knight, é necessário que seja finalizado o jogo base para desbloquear conteúdo; Specter of Torment, protagonizada pelo Specter Knight. Nesta expansão ocorre uma mudança na jogabilidade, com os modos Body Swap, que permite a mudança de gênero do personagem, e Battle Mode onde os jogadores se enfrentam.
Em breve teremos o lançamento de King of Cards, a terceira expansão do game, que trará 30 novos níveis, divididos em 4 mundos, e o modo de batalha Showdown, brawler para 4 jogadores.
O fim de uma história
Após cinco anos, a história está quase completa, chegando ao seu fim, se você gosta de um bom clássico, com muita nostalgia, pegue a sua pá (controle), e se junte a Shovel Knight nesta aventura, que nos proporciona boas horas de jogatina, com uma pitada certa na dificuldade, e grande diversão, gráficos e trilha sonora que prendem os jogadores, e ainda com a possibilidade de batalhar com outros personagens.
Adventurers, boa jogatina a todos, analysis is over. Até a próxima!