Olá Gamers,
os games indies estão com tudo nos últimos anos, o poder indie tem sido infindável e crescente na atual era, e com isso, grandes títulos tem surgido e impressionado a indústria gamer, e o título deste texto faz parte dessa ampla game de bons jogos.
Salt and Sactuary foi produzido e distribuído pela Ska Studios em 15 de Março de 2016, para PC, PlayStation 4, PlayStation Vita (onde esta análise foi realizada), Nintendo Switch e Xbox One. Este é um Metroidvania com um ar de Dark Souls e por muitos é citado como a versão 2D do famoso game.
História
Não há uma explicação categórica sobre a história, mas é possível compreender que nosso personagem está em uma missão diplomática focado em salvar a princesa de um grande reino infestado de todos os tipos de monstros e demônios. Para aprender mais sobre a história do mundo e sobre as pessoas em que lá residem, será preciso ler a descrição de itens, conversar com os personagens e fazer conexões mentais para ligar ponto a ponto.
Jogabilidade
O game é um pouco lento (especialmente pelo efeito estamina que segura seus golpes e suas esquivas) e é realmente possível sentir o peso do personagens e dos equipamentos carregados. O jogo nos da um sensação de realidade ao usarmos itens diferentes, cada um tem um peso diferente, mudando assim, os danos tirados do inimigo, a velocidade de cada golpe, a estabilidade da arma e durabilidade do item. Sim, o game tem vários detalhes minimalistas que adicionado a classe do personagem e seu estilo de jogo, os detalhes podem fazer toda a diferença. Vale apena ressaltar que o jogo é difícil e estressante, aconselho você gamer, a não arremessar seu console na parede, porque vontade para realizar tal ação não irá faltar…lhes garanto…
Gráficos
Os gráficos realmente não são tão belos assim, mas são chamativos. Tudo é bem “dark“, bem obscuro, sangrento e assustador. Os gráficos são bidimensionais (2D) e isso da um charme extremo ao jogo, especialmente para os Retrô Gamers. Nada é tão colorido e bonito, e quase tudo é obscuro e cinzento mas é exatamente isso que a produtora queria passar, um reino tomado pelo “mal”, com a vida opaca, desforme e com o medo pairando e assombrando a todos.
Sons
A sonoridade do game é interessante, a movimentação gera sons “reais” de um guerreiro cheio de armas, os monstros e seus grunhidos assustam e em boa parte da caminhada a sonoridade é sombria e torna o ambiente bem tenso.
Veredito
Salt and Sactuary vale a pena, porém existem pontos a serem melhorados, como o equilíbrio da dificuldade e um melhor polimento dos gráficos, mas a experiência proporcionada pelo jogo é intensa e ótima.