Lançado originalmente pela FromSoftware em dezembro de 2004, apenas para Xbox e somente no Japão, Metal Wolf Chaos de certa forma se tornou uma lenda por seu difícil acesso. Em parceria com a Devolver Digital, a partir de hoje o game finalmente esta disponível para PS4, XONE e PC com atualizações gráficas e até suporte a 4K. A versão utilizada para análise é a de PS4 cedida pela própria Devolver.
HISTÓRIA
O Estados Unidos esta em caos devido a um golpe de estado orquestrado pelo vice presidente Richard Hawk. Cabe ao 47º presidente Michael Wilson defender a nação por quaisquer meios necessários, enfrentando o próprio exército enquanto pilota seu mecha.
O jogo é bem humorado, principalmente a secretária do presidente que da suporte técnico. Quanto mais destruição, mais ela se diverte, fazendo piadas e trocadilhos o tempo todo. O presidente em si também é hilário, ele está mais para uma versão badass do estereotipo de presidente americano que conhecemos. Tem também um canal de TV que acompanha as batalhas do presidente de perto e ficam distorcendo as informações das formas mais absurdas possíveis, para difamar o presidente.
JOGABILIDADE
Metal Wolf Chaos XD é um jogo de tiro em terceira pessoa, mas lembra jogos Musou. O mecha que controlamos conta com diversos tipos de armas de fogo em seu arsenal, como pistolas, rifles, lança mísseis… para combater soldados, tanques de guerra, helicópteros e até outros mechas. É possível carregar 4 armas em cada braço, e cada tipo de arma se sai melhor em determinada situação. Conforme adquirimos dinheiro, recursos e salvamos certos reféns, podemos fazer pesquisas e adquirir mais armas.
O objetivo do jogo é retomar os estados do país um por um nas mais diversas missões desde destruir torres de controle, bases inimigas, desarmar bombas, salvar reféns… mas basicamente saímos pelas cidades destruindo tudo que tiver pela frente.
Os controles funcionam bem, exceto a troca de armas que achei meio confuso. Você tem que apertar um botão para abrir o compartimento do mecha onde estão as armas e com o botão de atirar você troca a arma, para depois apertar novamente o botão para fechar o compartimento. Parece simples, mas no meio dos combates é fácil se atrapalhar e escolher a arma errada.
GRÁFICOS
Considerando que se trata de um jogo de Xbox de 2004, o relançamento até que esta bonito, mas nada destacável. O modelo dos mechas agrada, assim como os armamentos do exército. A animação ao abrir o compartimento de armas do nosso mecha é bem interessante. E apesar do jogo se passar inteiramente nos EUA, são diversas ambientações com direito até a um velho oeste.
SOM
A trilha sonora cumpre seu papel, os efeitos sonoros transmitem bem a sensação de destruição, mas o destaque fica para a dublagem. Apesar da qualidade simples é bem divertido ouvir os diálogos da secretária com o presidente e dos outros personagens.
Trailer animado de lançamento
O jogo já tinha uma certa quantidade de fãs, que nunca puderam jogar devido ao difícil acesso, agora é a chance, com direito a legendas em português também. Quem gosta de mechas e destruição, esse jogo é ideal. Seu humor descontraído também diverte.