Olá gamers, como estão as coisas?
A review de hoje é sobre Iconoclasts, o game foi lançado em 23 de Janeiro de 2018 para PC, PlayStation 4 e PlayStation Vita. Ele foi produzido por Joakim SandBerg, este, por sua vez, fez o jogo sozinho, e demorou 10 anos para conclui-lo (acho que ele levou a sério a frase : “se quiser algo bem feito, faça você mesmo”).
O game, trata-se de um Metroidvania no melhor modelo 16 bits, porém mais linear, cheio de quebra-cabeças, idas e vindas, com personagens carismáticos, vilões interessantes e com uma história muito profunda!
O que quero passar a vocês, caros leitores e amantes de jogos, é minha experiência pessoal com nosso título, então, vamos ao que viemos!
Ao olhar para nosso game, eu não me interessei de imediato, pensei comigo: “mais um jogo de plataforma colorido, onde você pula, mata, anda e coleta qualquer coisa…”. Pois é, me enganei feio, sim, Iconoclasts tem uma trilha sonora feliz, é colorido, é um jogo de andar pra cá e para lá e coletar coisas. Mas ele te prende de uma maneira que mesmo que o jogo fique um tanto cansativo, faz com que queiramos seguir para ver a história.
Narrativa
A, sim, a história, aqui nós somos Robin,uma garota que vive em uma sociedade duramente regida por uma cultura em que o governo determina qual será a ocupação de cada individuo. Uma profissão totalmente regulada e indesejada pelo governo é ser mecânico, lidar com tecnologia faz você ser o pior dos pecadores e criminosos, e adivinhe qual é o sonho da Robin? é, pois é, ser mecânica…
As pessoas que não vivem de acordo com o governo são executadas dentro de suas casa com suas famílias (pesado para um jogo colorido de pular não acha?). Nossa protagonista, não concorda em ser coagida, e decide sair em busca de justiça e nesta jornada, outro personagens com seus próprios arcos e desenvolvimento histórico são encontrados, o que faz com que o jogo fique mais interessante a cada passo.
Jogabilidade
Como disse, o jogo é basicamente, andar, pular, matar inimigos, upar seu personagem e coletar materiais para upar. E isso funciona muito bem! Os saltos são precisos, os ataques também, quase não ha falhas. Apesar de colorido em seu inicio, as cores do jogo vão mudando, assim como a música, isso faz com que você sinta o clima do jogo em suas veias. Mas, as vezes…o puzzles tornam o jogo cansativo, formando uma “barriga” no avanço do jogo.
Dificuldade
Bom se você tem o minimo de habilidade para games de plataforma, não deverá ter muitos problemas com Iconoclasts. As telas não ficam cheias de inimigos atirando loucamente em seu personagem e após algum tempo, os inimigos se tornam até repetitivos. O que talvez precise de uma atenção maior são o puzzles, estes sim, com a possar do game vão derretendo seu cérebro, claro, nada que seja impossível.
Trilha sonora
Volto a dizer,a trilha sonora agrada muito por conta da sua imersão ao jogo, porém, não ha nenhum requinte especifico, até poderia ser melhor, mas ela vem sanar (e muito bem por sinal) as necessidades do jogo.
Veredito
O jogo é ótimo, personagens cativantes e história chamativa. Os inimigos, em geral são repetitivos, mas os chefes são mega criativos, rendendo ótimas batalhas. E isso só melhora quando ha outro personagem para te auxiliar.
Com toda essa avaliação, só posso recomendar que você deixe todos seus AAA para trás de dedique umas 15 horas a essa obra-prima dos indies!!!