Hello Adventurers, como estão?
Na análise de hoje, lhes trago um game produzido em 1996, e recentemente remasterizado em 4K. O game foi desenvolvido pela Revistronic e remasterizado pela Casual Brothers, a chave do game nos foi fornecida pela GOG, para análise do game no PC.
História
Arizona 1866, as coisas estão bastante caóticas, a Guerra Civil acabou e a América está se expandindo para o oeste. Soldados americanos estão lutando com os nativos locais, os mexicanos estão lutando contra os franceses, e muitos bandidos estão tentando fazer suas próprias fortunas. No meio de todo esse caos, controlamos Fenimore Fillmore, um veterano de guerra que presencia um tiroteio onde ajuda um senhor a se livrar de uns pistoleiros. Antes de morrer, esse personagem conta um segredo para Fillmore “estavámos lutando pelo crânio, juntando os três crânios dourados eles irão revelar a localização de um grande tesouro”. Assim iniciamos nossa jornada no velho oeste.
Jogabilidade
O game é um point-and-click, a jogabilidade depende principalmente de apontar e clicar seja para resolver puzzle, para interagir com personagens, atirar, entre outros. Você tem uma lista de ações que pode realizar com objetos que incluem: vá para, abra / feche, pegue / dê, use, mova, converse e olhe, essas ações devem ser usadas para resolver os enigmas e avançar a história.
A maior parte do mapa já está disponível para que você possa acessar, porém em alguns momentos é necessário que você saiba resolver alguns puzzle para prosseguir pelo caminho correto, e não se perder no velho oeste.
Nessa versão remasterizada do game, é possível pular as cut-scenes (regra: nunca pule as histórias do game, de nenhum game).
Gráficos
Fenimore Fillmore 3 Skulls of the Toltecs teve seus gráficos melhorados, se tratando de um game de 20 anos atrás, a Casual Brothers efetuou um bom trabalho em cima do game, a maior parte do trabalho foi feito em “limpar” o cenário e deixar os gráficos mais nítidos e cenário mais claro, em algumas partes os gráficos perdem um pouco a qualidade, e algumas vezes nas cutscenes o personagem sofria algumas modificações, assim como bugs, e gráficos “borrados”. É possível trocar os gráficos novos pelos gráficos antigos, o que levará o jogador a nostalgia do jogo.
Sons
Durante o game as músicas só tocam em alguns filmes, durante o gameplay apenas diálogos e sons fazem parte do jogo. A dublagem se manteve original dos anos 90, o que foi bom por um lado, para quem jogou lá em 1996 teve muitas lembranças agora, e pelo lado ruim é que com a remasterização alguns diálogos não acompanhavam os gráficos. Os sons são incríveis, você pode ouvir o caminhar do cavalo, o som de cada tiro dado, e as falas são bem boladas.
Veredito
O game como remaster deixou a desejar em bastantes quesitos, inclusive nos gráficos que foi o ponto mais trabalhado do game, também senti falta de mais trilha sonora no jogo. A dificuldade do jogo é leve, para quem gosta de grandes desafios não iria se entusiasmar com esse jogo. Alguns dos puzzle exigem uma resolução mais avançada, mas alguns se tornam frustrante, ficamos num looping de tentativa e erro.
A história do jogo é clássica de velho oeste, onde todos se matam atrás de um tesouro escondido, a diferença é que o personagem principal é bem engraçado, e em alguns diálogos rola muitas piadinhas, algumas piadas de tiozão do “é pavê ou pá cumê”, e algumas são realmente engraçadas.
Se você jogou algum point-and-click, irá gostar desse remaster, o game contém o que há de melhor nesse estilo (dos anos 90), como dizem: relembrar é viver.