Olá Gamers…
Vindo diretamente de nossa nobre e amada parceira GOG.com, que com muita gentileza nos cedeu a chave deste game, Fell Seal: Arbiter’s Mark (Download), faz parte de um gênero de jogos que já tratamos em nossas colunas e que são difíceis de encontrar com qualidade atrativa, os RPGs Táticos. Jogos baseados em turnos, normalmente com uma interessante história de plano de fundo, normalmente compõem a lista de títulos deste estilo, e Fell Seal representa de maneira honrosa o amado gênero.
Muito bem recebido pelos fãs, o game em pauta foi lançado em 16 de Agosto de 2018, para PC, sendo desenvolvido pela empresa 6 Eyes Studios e distribuído pela 1C Enterteinment , temos aqui, um Indie de respeito.
História
A muitas eras, uma poderosa besta de poder imensurável domina o mundo e subjuga todos os viventes aos seus pés, instalando o terror pela face terrestre. Buscando o equilíbrio, seres terrenos denominados “Imortais” unem seus poderes para ir em busca da cabeça do temido ser das trevas e devolver a antiga paz que um dia reinara.
Os Imortais vencem, porém, veem que mesmo sendo poderosos, são limitados, e nunca poderiam fazer a paz reinar, para isso, o grupo une-se para formar o conselho Imortal, e assim, da a missão a agentes mortais, chamados de Árbitros, para derrotar os monstros, vilões, expulsar mal feitores e exercer a lei onde os Imortais não estão, porém, por toda parte há corrupção e distorção das leis e poderes, e é neste ponto que nossos valentes heróis são situados na história e nossa aventura se inicia.
Jogabilidade
Um RPG Tático, tem sempre sua jogabilidade padrão, baseada em turnos e movimentação em um campo similar a um plano cartesiano, porém, em um ambiente segundo a customização da história. Em Fell Seal, tudo funciona muito bem, todos os comandos são intuitivos, isso porque, todo o menu de ações e os diálogos estão em PT-BR, sendo assim, basta ler e executar as ações. Caso a ação tomada não tenha sido a melhor, como no caso das movimentações ou escolha entre ataques normais e especiais, é possível voltar as escolhas com um botão específico para que tudo possa ser feito de modo mais estratégico possível.
A liberdade que os produtores nos dão para customizar nossas tropas é muito interessante, além de escolher o nome de nosso soldados, podemos escolher a roupa, cores e tudo mais, isso faz com que sua tropa seja cada vez mais similar ao Player.
Um ponto a ser observado é o tempo de cada partida, apesar do capricho dos produtores, as partidas são relativamente longas, o que acaba sendo um revés para o game, visto que dificilmente alguém conseguirá caminhar com “passadas largas” buscando adiantar o game em algumas horas.
Gráficos
A arte gráfica é bem interessante e bem elaborada, detalhes como a sombra da folha das árvores no campo de batalha podem ser bem apreciados em decorrer de cada partida. Os personagens são bem caracterizados, em um estilo similar a personagens de Animes, com ótimas expressões e ações singulares.
Porém, avaliando outros jogos do gênero, vejo que a animação na conjuração das magias poderia ser mais “mágico” e atrativo, este não é um ponto ruim, porém, é um ponto em que poderia dar ainda mais brilho ao game.
Sons
Sons ótimos e interessantes, atrativos em batalhas e em diálogos, sem irritações ou exageros, todo equilibrado e participando em um bom “modo coadjuvantemente” do jogo.
Veredito
O jogo é muito bom e realmente singular para o estilo, todos os RPGs Táticos sempre são comparados ao lendário Final Fantasy Tactics, e Fell Seal: Arbiter’s Mark não deixa nada a desejar na jogatina e diversão, porém advirto, será necessário tempo e paciência neste game, já que o gênero exige estratégia, e com isso, as batalhas tornam-se longas.