A CAPCOM realmente voltou com tudo, e agora é a vez do aclamado Devil May Cry dar as caras após 11 anos de seu ultimo lançamento principal (desconsiderando o reboot de 2013), trazendo um jogo que se mantem mais em suas raízes. Ela faz isso com maestria, o resultado é ótimo e prova que nem sempre é necessário inovar ou se reinventar. Devil May Cry 5 foi lançado dia 8 de Março para PS4, XONE e PC, a versão jogada para análise foi a de PC.
História
O jogo já começa com tudo nos colocando da pele de Nero, que esta dentro de uma Qliphoth, uma árvore demoníaca que alcança os céus e esta no meio da cidade de Red Grave se alimentando de todos os humanos. No mesmo local estão Dante, Trish e Lady que a pedido do misterioso V, estão combatendo um poderoso demônio chamado Urizen, o responsável por tudo. Nem mesmo o trio e Nero são páreos para ele, e num ato de desespero Dante ganha tempo e pede para que V tire Nero de la.
Em um Flashback vemos que Nero teve seu braço demoníaco amputado por um ser encapuzado que surgiu em sua garagem, alegando estar pegando algo que o pertencia junto a espada Yamato e desaparecendo. Agora contando com próteses mecânicas construídas pela Nico, uma personagem nova e bem carismática, que junto a Nero comandam a van que parece ser uma *Devil May Cry móvel.
*agência de caçadores de demônios fundada por Dante.
Onde você arrumou isso Nico???
Fora da Qliphoth, sem notícias de Dante e as garotas, Nero e V com auxílio de Nico, seguem pela cidade destruindo as raízes da árvore, protegida por demônios, para conseguirem entrar novamente. Em paralelo V esta em busca da espada demoníaca Sparda que foi arremessada para bem longe por Urizen.
A história progride montando uma linha temporal em cada missão, que as vezes nos coloca em um evento do passado ou do futuro, que vão se encaixando aos poucos, ao invés de seguir uma cronologia crescente. Recheado de estilo, zoeira e ação frenética do começo ao fim, com direito a algumas surpresas e um final secreto.
Jogabilidade
O ponto mais marcante do jogo, trás um hack and slash refinado que possibilita combos enormes e variados em um sistema de ranking – ou estilo -, que conforme seu desempenho em cada combate, vai te avaliando de D até SSS (Smokin’ Sexy Style!!) e no final de cada missão te da uma nota geral. O combate esta tão divertido que ao terminar o game, dúvido que não vá continuar jogando ao menos mais um pouco. Único problema é a câmera que as vezes atrapalha, mas nada demais.
A maior novidade é que agora temos 3 personagens jogáveis, cada um com uma mecânica diferente, principalmente o novato V. Ele é mais passivo em combate, fazendo uso de seus 3 demônios para enfraquecer os inimigos para assim ele desferir o golpe final. Uma pantera que modela o corpo em diversas formas para atacar, semelhante ao Venom. Uma ave que dispara projéteis e ataques elétricos. E uma espécie de Golem que dispara lasers e tem socos poderosos, este só pode ser chamado ativando o Devil Trigger.
Nero agora conta com diversas próteses de braço, cada uma com uma habilidade diferente, mas por serem frágeis quebram facilmente, porém é possível encontra-las espalhadas pela fase, ou comprar da Nico. Também é possível usar sua prótese como uma espécie de chicote que puxa os inimigos e da acesso a alguns lugares.
O lendário Dante conta com seus 4 estilos, cada um com habilidades específicas, além de uma boa variedade de armas, que vai adquirindo conforme progride e sua transformação em demônio. Deixo uma das melhores cenas, quando Dante ganha uma das armas mais peculiares da série:
Gráficos
Mais uma vez a RE Engine mostra seu poder, trazendo um ótimo trabalho ao reproduzir uma cidade toda destruída nos mínimos detalhes, por conta das raízes da Qliphoth e ataque dos demônios. Fazendo bom uso da baixa iluminação nos ambientes mais fechados como esgotos, ruínas e dentro da Qliphoth. Tudo isso em um aspecto bem realista. Os personagens também estão bem detalhados, mais notável em seus rostos, onde é possível notar características na pele como pelos faciais, sujeira, ferimentos.
Trilha Sonora
Para acompanhar a ação frenética do jogo e com estilo, nada melhor do que um bom metal de fundo, que esta presente em boa parte do jogo. Cada personagem jogável conta com uma música tema que toca durante os combates. A dublagem esta ótima, cai muito bem nos personagens e tem legendas em português.
Veredito
Devil May Cry 5 marca o retorno da série em grande estilo, com gráficos supreendentes e uma jogabilidade satisfatória que deixa aquele gostinho de quero mais.