Welcome stranger! Hoje vamos falar do RPG que fez esse humilde redator rever seus conceitos de horror e pânico na jogabilidade, Darkest Dungeon trás diversas lições para jogadores de Vampiro, Ravenloft e Cthulhu. Partiu análise!
Lembrando que essa análise só foi possível pelo apoio da nossa parceira GOG. Que nos cedeu a chave do game. Onde você encontra o game e suas expansões.
HISTÓRIA
Impressionantemente, é a parte mais irrelevante desse RPG (estanho, né), pois o foco desse jogo é algo mais interno, crucial. O medo e pressão que seus aventureiros passam ao desbravar as hordas demoníacas.
Em Darkest Dungeon você deverá retornar para sua antiga vila e livrar as terras da sua família das hordas do cramunhão, porém a missão não será fácil e nem tão prática como nos RPGs convencionais, que é onde reside a pérola de Darkest Dungeon.
Seus heróis são passíveis de stress, medo, claustrofobia e todas as mazelas mentais que aventurar-se nesses ambientes hostis podem causar. Claro que toda essa pressão e stress que seu personagem aguenta não fica em vão ou sem efeitos.
O foco da narrativa é nas consequências psicológicas para seus heróis, muitos ao suportar tanto stress podem acabar aderindo sequelas: Sadismo, cleptomania, bulimia, ódio à humanos e diversas formas de medos e comportamentos que podem afetar gravemente seu gameplay e tempo de vida do herói. O terror é dominante aqui.
GRÁFICOS
A obra mostra o terror através dos seus traços pesados e carregados de vermelho e preto, escuridão e sangue (dos heróis), tudo com uma estética que lembra as obras de Mike Mignola – autor de Hellboy.
Toda a arte do game é em 2D, impressionante e carregada que soma ao ambiente do jogo, trazendo ótimas animações e efeitos de golpes e combate. Uma prova viva do que uma ideia bem trabalhada pode ser magistral.
Todas as classes e personagens tem uma construção única e maravilhosa, sendo os protagonistas variáveis em paleta de cores dentro da classe para dar uma diversificada.
As artes da cidade e locais: carroça, templo, forja são pontuais, bem elaboradas e principalmente práticas, fase de gestão de recursos, você olha, faz e toca o barco. Perfeitamente trabalhado pelos game designers do projeto.
JOGABILIDADE
O game é um RPG de turnos, baseado em linha horizontal, como assim? Fileira, sua party se ajusta em uma fila indiana com quatro posições, normalmente as fileiras 1 e 2 são para os personagens de front e 3 e 4 para os mages e rangeds.
Ao desbravar as dungeons, que infelizmente só contam com três modelos, você irá ter os encontros de combate onde ataques, golpes e magias podem alterar a posição das suas fileiras, sendo vantajoso ao puxar um mage inimigo para a frente, ou perigoso quando um demônio arrasta sua Healer para o front.
Portanto, essa característica de estratégia na formação, cria diversas possibilidades de estratégias e tipos de party, muitas classes podem atuar em fileiras distintas com outras habilidades. Adaptação muito boa, onde você pode ver um paladino sendo front ou um healer parrudo.
O medo e stress são a pérola e a maldição do jogo, seus personagens acumulam essa sensação indicada em um barra que ao passar de certo limite pode levar seus personagens à loucura. Se o stress chegar a níveis altos em missão o personagem surta, e pode começar a ser instável em combate e ter reações que afetam os outros chars.
Ocasionalmente, uma Healer alucinada por stress e medo pode assumir o sadismo e avançar para o front, um guerreiro pode perder a esperança e não brandir mais sua espada. Todas essas fobias podem ser adquiridas através dos combates, explorar masmorras no escuro e ao sofrer armadilhas ou tragédias em campanha.
Portanto, um dos fatores cruciais para sobreviver às masmorras é cuidar dos seus personagens e seus temores, usar tochas para iluminar seu caminho e mesmo assim, muitos deles irão perecer na campanha. Darkest Dungeon é o terror real em um universo mágico onde o braço mais poderoso pode fraquejar pela mente enfraquecida pelo medo.
A fase da cidade serve para gestão e manutenção, onde você poderá mandar seus aventureiros para tratar suas fobias e aliviar o stress, seja rezando, flagelando, bebendo na taverna e até no bordel.
SOM
A trilha sonora do jogo faz seu dever de casa – lúgubre, sinistra e prende o jogador na tensão e aflição dos seus personagens, quase relaxante nos momentos da cidade. Porém, o grande foco é nos efeitos de batalha e exploração, constantemente existe uma narrativa para o jogador e os chars, onde a voz realmente animada narra todos os enlaces da batalha. Bradando seus golpes poderosos, e inflamando o medo ao seu char cair a 1hp. Ela te mantém na narrativa e imerso na agonia desafiadora que são os combates dessa obra-prima.
VEREDITO
Darkest Dungeon é uma obra-prima para os RPGs atuais, pois onde a narrativa e imersão parecem estar travados faz 10 anos, o uso do medo e stress no gameplay torna o game uma pérola de imersão que pode ajudar diversos títulos do futuro a repensar o medo em suas obras.
A obra da Red Hook Studios cumpre sua proposta, mostra o potencial inovador de um indie com um preço acessível e diversão/desafio na medida.