Hello Games? Obrigado pela visita, espero que curtam a análise!
Falaremos sobre mais um games Indie, especificamente, Chasm, produzido pela BitKid e lançado 31 de Junho de 2018 para PC, PlayStation 4 e PlayStation Vita, para está avaliação, utilizamos a plataforma PS Vita.
Este game é mais um Metroidvania, ou seja, jogo de exploração, ir e vir, adquirir itens para voltar a partes iniciais do game e entrar em áreas antes inacessíveis. Porém, este jogo é extremamente similar ao Castlevania: Symphony of the Nigth. Os frames, métodos de equipar, batalhas… A inspiração no clássico é muito grande.
Narrativa
Seu personagem é um recém recruta militar de um castelo que é enviado a uma simples missão em uma vila, la, ele deve descobrir porque os habitantes sumiram em uma mina. Dentro deste lugar, descobrimos que um culto demoníaco ocorria e os habitantes eram presos. Aqui nós libertamos os cidadãos e matamos demônios, bom, nada de muito inovador. A história não tem reviravoltas, nada que vá lhe surpreender muito, apenas vasculhe…
Gráficos
Os gráficos pixelados em 16 bits trazem a nostalgia daqueles games legais de Super Nintendo em que passávamos horas e mais horas jogando. A arte é extremamente agradável ao olhar, há uma ótima ambientação e as animações de combate também são boas.
Jogabilidade
Os comandos funcionam muito bem, sem nenhum travamento, sem mortes injustas ou algo do tipo. Os saltos dão um realce no game, onde, se você apertar mais forte, o salto é maior, se aperta o botão de maneira mais leve, seu salto será mais curto. Os botões não falham e tornam a jogabilidade agradabilíssima.
Dificuldade
Chasm não é um jogo impossível, porém, especialmente no inicio do game, você não pode sair batendo em tudo e em todos como em uma “sangria desatada”. É preciso ter paciência, esquivar dos golpes, atacar a distância e algumas vez apenas passar saltando pelos inimigos. Aqui, temos muitos desafios de plataforma, ou seja, desafios de salto, escaladas. Algumas vezes, você precisa saltar rápido para que os espinhos não lhe machuquem, em outras, é preciso saltar para que o bloco flutuante não suma.
Aqui não temos saves automáticos, talvez para jogadores mais novos isso seja uma dificuldade, com isso, deve-se tomar o máximo de cuidado para não tomar danos bobos porque não sabemos onde estará o próximo save, e sim, isso da uma grande ansiedade.
Veredito
Sim, o game é divertido, as 12 horas de game são legais, mas Chasm não inova em nada. É Symphony escarrado, sem nada novo, apenas em outra ambientação, porém com a mesma ideia.
O caminhar do jogo não é muito intuitivo, muitas vezes você fica perdido no mapa e isso se torna frustante e meio irritante.
Penso eu, que o game seja uma boa aquisição, porém, ele poderia ser melhor. A jogatina é boa, mas a produção poderia ter a tornado mais prazerosa!