Welcome Stranger! Hoje vamos falar de um game muito especial, que esse humilde editor está aguardando por quase 2 anos. Vamos finalmente destrinchar Blazing Chrome da Joymasher. Partiu análise.
HISTÓRIA
Ué, o título já diz. É hora de torrar cromo.
A humanidade está perdida, as máquinas “malditas torradeiras” estão nos exterminando, sobrou somente Mavra e Doyle “uma torradeira convertida com péssimo gosto musical”, e eles devem liderar o ataque suicida às máquinas e salvar a humanidade.
A história é clichê na pegada John/Sarah Connor. Você está aqui para acabar com as máquinas, vamos ao que interessa.
GRÁFICOS
O game é uma homenagem, uma mostra do amor e carinho pelos run n gun da era 16 bits, com seus pixels serrilhados e explosões. Certamente Blazing Chrome não deixa a desejar. O jogo usa a pixel arte da melhor forma possível.
Efeitos, explosões, tiros e animações tudo muito fluido e com a estética perfeitamente casada. Desde os inimigos simples das telas até o corredor frontal em pseudo 3D.
Tudo na estética Terminator com os Bosses saindo direto dos Almanaques Heavy Metal dos anos 90. Os mestres são sensacionais, mostram a arte do Danilo Dias em sua melhor fase.
Os protagonistas são bem interessantes e bem animados, ao salvar o game você desbloqueia outros dois personagens.
JOGABILIDADE
O estúdio Joymasher ostenta seu lema com total direito, que é: We know retro. Conhecem mesmo? A resposta é clara. Sim. Para o bem de nós jogadores.
Blazing Chrome é uma homenagem aos Run n gun como: Contra, Gunstar Heroes e diversos outros que fazem nossa nostalgia ir alto.
Entretanto, ele não é somente uma homenagem ou repaginação aos clássicos, ele é uma prova de como aprendemos com os clássicos e é possível colocar novas ideias. Blazing Chrome pega o que é bom nos clássicos e corrige os erros/limitações dos seus ancestrais 16 bits.
O controle é simples: andar, pular, atirar com mira travada, esquiva, golpe corpo-a-corpo. É possível usar 4 tiros distintos, sendo três deles colecionáveis pelas telas.
Para diversificar o gameplay, é possível pegar alguns drones que te acompanham durante a tela, cada modelo te dá algumas variações como, escudo extra, mais ataque ou ampliam sua agilidade e concedem um pulo duplo. Tudo isso amplia o fator replay do game.
As telas são difíceis (como devem ser) porém não chegam a ser injustas ou frustrantes, o level design te dá possibilidades e escolhas de armas para você detonar o level. Quando você compreende as possibilidades e dificuldades da tela, a jornada fica MUITO nivelada.
Uma novidade interessante é o golpe corpo a corpo, muito funcional porém ainda assim limitado. Afinal você tem uma arma gigante, por que dar um cascudo na maldita torradeira?
SOM
A trilha sonora segue a proposta sem perder seu caminho. As guitarras sintetizadas e no estilo SNES deixam o game fluir e não roubam a cena.
Os efeitos e explosões estão na medida, tudo equilibrado, uma obra-prima.
VEREDITO
Blazing Chrome é uma obra-prima que transita no tempo, uma criação que pega e homenageia tudo que é válido nos run n gun da geração 16 bits e ajusta com tudo que temos atualmente.
O game é feito para matar a nostalgia e mostrar como ainda é possível criar games 2D com alma e desafio. Detalhe, o desafio e dificuldade alta é presente e constante, como deve ser.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One. Sendo produzido pela Joymasher e publicado pela galera da Arcade Crew.