Olá Gamers…
O final de Agosto, e todo o mês de Setembro de 2019 tem sido um ótimo mês para os amantes de jogos, muitos jogos foram e serão lançados nessa época, e dentre eles, um esperadíssimo e surpreendente game, falo de Astral Chain.
Desenvolvido pela PlatinumGames ( dona de alguns belos games como Nier Automata, Byoneta e MadWorld ) e lançado em 30 de Agosto de 2019, apenas para nosso amado Nintendo Switch, este exclusivo deixou os concorrentes preocupados e ao mesmo tempo com ódio em ver um ótimo game apenas em uma plataforma.
História
A raça humana, no ano de 2078 esta lutando por sua sobrevivência em uma ilha, isso devido a uma catástrofe intergalática, já que um cometa colidiu com nosso planeta e com sigo, além de milhares de mortes, espalhou um resíduo altamente toxico e invisível ao olhos humanos, chamado Red Matter, que ao entrar em contato com a vida humana, causa descontrole cerebral e perca de domínio mental; e também, trouxe a nossa casa, seres denominados Chimeras, monstros também invisíveis que causaram o “sumiço” de uma série de indivíduos.
Maximilian Howard é o capitão da polícia especial de “The Ark” (a ilha em que vivemos), denominada Neuron e pai dos gêmeos protagonistas do game. Esta polícia possui a habilidade de rastrear os monstros e captura-los, por conta de um artefato de nome Astral Chain que pode subjugar os monstros e transforma-los em aliados para as batalhas…
Jogabilidade
Ação define totalmente este jogo, isso não falta em nada, teremos ação todo o tempo, mesmo nas partes de investigação, lutas insanas estão a nossa volta. Os controles e ações exercidas pelos botões são interessantes; ressalto aqui, a esquiva, que é muito dinâmica e nos da um ar de realismo ao executar este comando.
Podemos usar armas para ataques próximos ou armas que disparem projeteis, sem contar que teremos a ajuda dos Legions (monstros capturados) para tornar as batalhas ainda melhores. Normalmente as batalhas são caóticas e os inimigos tomam quase toda a tela, e para mim, esta bagunça causa desconforto, por conta dos campos pequenos em que as batalhas acontecem. Apesar de tudo fluir bem, o caos em cena retrata uma ação “socada guela a baixo”, aparentemente sendo retratada para que o gênero do game seja enriquecido, porém, penso que se houvesse um capricho maior em equilibrar o número de coisas e adversário nas ordas de batalhas, a fluidez do jogo seria melhor.
Gráficos
Os gráficos são ótimos, com muito equilíbrio entre cores e detalhes entre luminosidades e ambientes, e apesar de não ser algo realístico como muitos games FPS, o Cel Shading, no melhor estilo The Legend of Zelda, foi muito bem desenvolvido e aplicado, gerando ótimos efeitos visuais tanto no modo dock como no portátil do Nintendo Switch, o que faz o game ser ainda mais chamativo, especialmente por não ter queda alguma de frames em nenhum modo.
Sons
Sons interessantes, mas que não são o ponto forte do jogo, sem músicas memoráveis ou efeitos expressivos, para as proporções deste game, os sons são básicos e imperceptíveis, ou seja, nada desagrada mas não ha nada que o faça ser notável.
Veredito
Não posso dizer se Astral Chain é o tipo de jogo que propulsionaria o gamer a adquirir um Switch, porém ele é magnifico, trazendo consigo conceitos já trabalhados em outros games da produtora e com várias aplicações fantásticas, este game é recomendado e é garantia de momentos emocionantes em sua jogatina.