Um dos maiores e mais antigos torneios de Super Smash Bros. dos Estados Unidos iria ocorrer no próximo fim de semana, do dia 4 a 6 de dezembro porém, a Nintendo interviu e o evento foi cancelado.
A Nintendo se viu “forçada” a entrar com uma ação de “cease and desist” devido à utilização de cópias pirateadas e modificadas de Super Smash Bros. Melee capazes de executar o multiplayer de forma online, algo inexistente no jogo original, de GameCube. Isso foi necessário pois o evento adotou o formato online para se adequar às medidas de segurança frente a pandemia.
“A Nintendo aprecia o amor e dedicação que a comunidade de jogos de luta tem com a série Super Smash Bros. Nós fomo parceiros de numerosos torneios de Super Smash Bros. no passado e fizemos nossos próprios torneios online e offline, e planejamos continuar nosso suporte no futuro. Infelizmente, o iminente torneio Big House anunciou planos de realizar um torneio online de Super Smash Bros. Melee que requer a utilização de versões ilegalmente copiadas do jogo juntamente de um mod chamado ‘Slippe” durante seu evento online. A Nintendo, então, contatou os organizadores do evento e pediu para que parassem. Eles se recusaram, deixando a Nintendo sem opções além de intervir para proteger sua propriedade intelectual e marcas. A Nintendo não pode perdoar ou permitir a pirataria de sua propriedade intelectual.”
– Nintendo para Polygon
Os organizadores da Big House postaram sua resposta no Twitter:
“A Big House está de coração partido de divulgar que recebemos um cease and desist da Nintendo of America, Inc. para cancelar nosso próximo evento online. Fomos informados que nós não temos permissão para hospedar ou transmitir o evento, primariamente pelo uso do Slippi. Infelizmente todas as nossas competições foram afetadas.
Somos forçados a obedecer a ordem de cancelar a Big House Online para ambos Melee e Ultimate. Informações sobre reembolso serão enviadas em breve. Nos desculpamos a todos os impactados.”
A hashtag #FreeMelee começou a circular como resposta da comunidade, em apoio ao evento. Atualmente, a hashtag evoluiu para #SaveSmash.