O cenário de games e desenvolvimento de games cresce como nunca, no Brasil e mundo. Portanto as Game Jams crescem, se expandem e se diversificam.
Uma das Jams mais importantes do ano, está finalmente chegando. A Women Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos exclusiva para mulheres e pessoas não-binárias.
A jam será entre 06 e 08 de setembro com sedes espalhadas por 5 países e 8 sedes em território nacional.
A Women Game Jam nasceu inspirada na versão alemã que ocorreu em Magdeburg e em São Paulo simultaneamente. A proposta da jam é promover e aumentar a diversidade na indústria de jogos, e claro criar games.
O evento original sendo um sucesso, fez o evento ganhar força, renome e agora está chegando sua terceira edição.
Esse evento tem como finalidade ampliar a participação das minas na indústria. A jam é aberta para todas com ou sem experiência na área.
Link para as sedes brasileiras confirmadas até o momento.
- São Paulo.
- Aracaju.
- Brasília.
- Nova Hamburgo.
- Porto Alegre.
- Recife.
- Rio de Janeiro.
- Salvador.
- São Carlos.
- São Luís.
As sedes internacionais são: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru tornando essa a maior game jam feminina da América Latina.
As inscrições podem ser feitas pelo evento no facebook e na página oficial da Jam, clicando aqui.
A jam tem como proposta a participação de apenas mulheres e pessoas não-binárias, proporcionando um ambiente seguro e confortável para imergir no processo de criação de jogos. O evento dá espaço para o aprendizado e o networking, promovendo a criação de conteúdo para portfólios e visibilidade pela comunidade.
As sedes contarão com monitorias e mentorias de profissionais da área para ajudar as jammers no processo de criação. Sendo comum a presença de grandes nomes da indústria nacional.
Enquanto o número de gamers mulheres se iguala em 50/50 a participação na indústria de desenvolvimento é muito menor em torno de 25/75. Esse evento tem como finalidade ampliar a participação das minas na indústria.